Reitor, vice-reitora e membros do executivo cortam fita de inauguração do Bloco J-35

Inaugurado, na manhã desta terça-feira (29), na UEM, o Bloco J-35 do Centro de Ciências Agrárias (CCA), que compreende os cursos de Agronomia e Zootecnia. A obra de R$ 2,9 milhões foi custeada pelo Governo do Estado. Durante a cerimônia de inauguração, o governador em exercício, Flávio Arns, e o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal Neto, reafirmaram o “investimento permanente” nas universidades.Galeria de Fotos.

Segundo o secretário, a Universidade tem dado "show de bola” na administração, principalmente nas construções, com qualidade e preço justo. “A UEM desenvolveu metodologia de construção que faz com que eles consigam o melhor com menos (dinheiro)”, avaliou Alípio Neto. Para ele, a universidade é “número um” no quesito economia de verbas públicas que, como reconheceu, sofreram redução no primeiro ano de mandato do governador Beto Richa.

Alípio Leal Neto discursa, em primeira plano

“Estamos fazendo muito com pouco”, disse o reitor Júlio Santiago Prates Filho, que calculou em R$ 800 o metro quadrado do prédio. “Nós vamos poder dar condições dignas a professores, alunos e funcionários para que desempenhem seu trabalho”, falou Prates Filho. Antes, agradeceu aos membros do executivo pela “luta” a favor do ensino superior.

O governador em exercício disse considerar educação prioritária para o desenvolvimento do Paraná e lembrou o papel da universidade na formação de professores da educação básica. “Educação é prioridade absoluta do governo, do (ensino) infantil à pós-graduação”, explicou Arns. Para ele, o novo prédio corrobora com o fortalecimento do agronegócio paranaense.

A análise é a mesma do diretor do CCA, Julio Cesar Damaceno, para quem o investimento em laboratórios, por exemplo, oportunizará “agregar valor ao produto do campo”.

O secretário estadual de Indústria e Comércio, Ricardo Barros, ex-aluno de engenharia civil da UEM, disse estar “lutando para que esse ambiente de ensino superior seja cada vez melhor, cada vez mais alinhado com a sociedade”.

Governador, à direita, com reitor e vice-reitora, Neusa Altoé

Mais investimentos

Cobrado pelo ex-diretor do CCA, Bruno Luiz Domingos De Angelis, o secretário da Seti comprometeu-se a custear o sistema de climatização do novo bloco, no valor de R$ 180 mil. Ele lembrou ainda outros repasses, como para o Restaurante Universitário e o de R$ 7 milhões da Secretaria de Saúde para o Hospital Universitário, que possibilitará “ampliar e remodelar” o local em 2013.

Em troca desses e de outros investimentos, Alípio Leal “desafiou” a universidade a elevar suas notas em avaliações de graduações e pós-graduações. “A UEM tem dado exemplo para o Paraná na eficiência e não é à toa que é a 12ª do Brasil, a 19ª da América Latina e o seu curso de medicina está em 1º lugar no País”, falou.

As obras do Bloco J-35 começaram em 2009. O prédio, de 3,5 mil metros quadrados, tem três pavimentos, com 29 salas e 21 laboratórios (piscicultura, biotecnologia, fisiologia, cultura de tecidos, fitotecnia, plantas medicinais e produtos agropecuários).