Andreia Inamorato dos Santos, pesquisadora e consultora em tecnologia educacional, fará uma palestra, na UEM, no bloco C-56, sala 102, nesta quarta-feira, dia 30, às 14 horas, sobre os Dez Anos de Recursos Educacionais Abertos: principais estudos e oportunidades de pesquisa. Recursos Educacionais Abertos, ou REA, é um termo, cunhado pela Unesco, que designa diversos tipos de materiais didáticos livres usados na Educação Aberta. São ferramentas de áudio e texto da internet, por exemplo, ou a Wikipedia, que colocam conteúdo de qualidade ao alcance de estudantes em regiões remotas do planeta.

A pesquisadora tem extenso currículo em educação aberta e a distância. É doutora pela OpenUniversity, do Reino Unido, onde manteve linha de pesquisa até o ano passado, e consultora do projeto europeu OportUnidad, de disseminação na América Latina do conceito REA e PEA (Prática Educacional Aberta).

A palestra vai mostrar as principais iniciativas e pesquisas de REA desde o início do movimento e sugerir as áreas nas quais o movimento poderia avançar em termos de estudos científicos. A sua interdisciplinaridade, enquanto nova temática educacional, será abordada, assim como o papel da tecnologia na disponibilização de recursos na rede e na interatividade dos estudantes.

Desde 2002, um número crescente de iniciativas de REA tem surgido internacionalmente, tanto nas instituições de ensino como nos governos. “É uma iniciativa proporcional ao movimento de software livre, que cresce a cada dia, em que os educadores se conscientizam de que educação é doação e compartilhamento de conhecimento, e que agora estão diante de recursos digitais que facilitam a disseminação ampla de conhecimento”, analisa a organizadora do evento, professora do Departamento de Informática da UEM, Itana Gimenes. Existe, porém, segundo ela, grande demanda por ações que promovam Educação Aberta, de modo a aumentar a utilização de REA, buscar modelos de negócio sustentáveis e tecnologias de compartilhamento de recursos.

Andreia Inamorato dos Santos é pesquisadora e consultora nas áreas de REA e tecnologia educacional. É autora do recente documento da Unesco (2011): Open Educational Resources in Brazil: state-of-the-art, challenges and prospects for development and innovation (Recursos de Educação Aberta no Brasil: estágio, desafios e perspectivas para o desenvolvimento e inovação), publicado em http://iite.unesco.org/publications/3214695/. Pesquisadora na OpenUniversity do Reino Unido de 2006 a 2011, trabalhou nos projetos OpenLearn e OLnet. Tem publicações na área de recursos educacionais abertos e educação a distância. É consultora do projeto europeu OportUnidad no Brasil que visa a disseminar os conceitos de REA e PEA (Práticas Educacionais Abertas) no Brasil e na América Latina. Possui doutorado pela Open University do Reino Unido.

Sua tese na área de tecnologia educacional trata dos discursos do ensino e aprendizagem online. Também possui mestrado em Métodos de Pesquisa para Tecnologias Educacionais pela mesma instituição. Anteriormente obteve o grau de Mestre em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo (USP) e licenciatura em Letras, Português - Inglês.

A palestra é promovida pelo Departamento de Informática da UEM. Outras informações pelo telefone (44) 3011-4062.