O Festival de Teatro de Maringá, extensão do Festival Internacional de Londrina (Filo), recheado de oficinas formativas e espetáculos teatrais, começa nesta sexta-feira, dia 1º. A solenidade de abertura está marcada para as 20h30 no Teatro Calil Haddad. Logo após, será apresentada a peça Sobre Anjos e Grilos, com a Cia de Solos e Bem Acompanhados, de Porto Alegre. O texto de Mário Quintana se traduz em um espetáculo híbrido/cômico/lírico/poético, no qual, a atriz Deborah Finocchiaro faz uma junção entre a fala, o gesto, a poesia, as artes plásticas e a música. Ela conta, interpreta e canta textos, poemas e trechos de entrevistas de Mário Quintana, falando sobre o amor, a morte, os acordos sociais, a guerra, o progresso, a destruição do meio ambiente, o consumo, a mídia, as religiões e, principalmente, a valorização da vida.

Ainda na programação, os espetáculos A Cidade de Martin Crimp, com o grupo Inominável Companhia de Teatro, de Curitiba, na Oficina de Teatro da Universidade Estadual de Maringá, no dia 2 de junho, às 21 horas; Ana Paz, com o grupo Gabriela Rabel Núcleo Zirkus, de São Paulo, no dia 3, às 21 horas, na Oficina de Teatro da UEM; Errar é Umano, com o grupo Cia Sinequanon, do Rio de Janeiro, no dia 4, às 14 horas, em frente à Biblioteca Central da UEM (em caso de chuva, a peça será apresentada na Oficina de Teatro), e também na Praça Napoleão Moreira Silva (em caso de chuva, no Teatro Barracão), no dia 5, às 14 horas; VIÉS, com o grupo Cia L2, de Londrina, no dia 6, às 20h30, no Teatro Barracão; Qual a Graça da Laurinda?, com Alexandre Simione e Gerson Bernardes, de Londrina, no Parque do Ingá (em caso de chuva, no Teatro Barracão), no dia 7, às 14 horas; Spirulina em Spathódea, com o grupo Na Companhia dos Anjos, de São Paulo, no Teatro Barracão, no dia 8, às 21 horas.

O evento traz ainda Instantâneos, com o grupo Cia Bondrés, do Rio de Janeiro, no Teatro Barracão, no dia 9, às 21 horas; Lullaby, com o grupo TOU, de Londrina, na Oficina de Teatro da UEM, no dia 10, às 21 horas; As Aventuras de uma Viúva Alucinada, com o grupo Mundaréu, de Curitiba, na Praça Raposo Tavares (em caso de chuva, no Teatro Barracão), no dia 11, às 16 horas; O Cego e o Louco, com o grupo Cia Cascudo, de Minas Gerais, na Oficina de Teatro, no dia 12, às 21 horas; VIÉS, com o grupo Cia L2, de Londrina, no dia 13, às 20h30, no Teatro Barracão; Antes Solo do que Malacompanhado, com o grupo Cia Circunstância, de Belo Horizonte, em frente à Biblioteca Central da UEM (em caso de chuva, na Oficina de Teatro), no dia 14; A Pereira da Tia Miséria, com o Núcleo Às de Paus, de Londrina, no Teatro Barracão, no dia 15, às 21 horas; Agora e na Hora de Nossa Hora, com Eduardo Okamoto, de Campinas, na Oficina de Teatro, no dia 15, às 23 horas; e Relicários, com Fernando Strático, de Londrina, no Teatro Barracão, no dia16, às 21 horas.

Alguns espetáculos são gratuitos e outros têm ingressos a R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia). Os convites devem ser retirados na bilheteria, uma hora antes de cada apresentação. A programação completa pode ser vista no site http://festivaldeteatrodemaringa.blogspot.com.br.

Oficinas na área cênica

Estão sendo oferecidas nove oficinas formativas do Festival de Teatro de Maringá. O primeiro é sobre O Processo de Criação Dramatúrgica: realidade, memória e imaginação. Com 25 vagas, será ministrado por Gabriela Rabelo, nos dias 1º e 2 de junho, das 8 às 18 horas (com intervalo no almoço), na Oficina de Teatro da Universidade Estadual de Maringá. A oficina Criação de Figuro será ministrada por Ana Carolina Ribeiro, nos dias 2 (das 9 às 17h30) e 3 (das 14 às 18 horas), no Sesc. Fátima Ortiz ministra a oficina Vivência de Teatro para Educadores, no dia 4, das 9h30 às 18 horas, na Oficina de Teatro da UEM. Já Silvia Leblon ministra a oficina Corpo, Estado e Criação no Jogo do Palhaço, de 5 a 8 de junho, das 9 às 13 horas, também na Oficina de Teatro.

Serão ainda oferecidas as oficinas Máscara Neutra, com Flávio Amado, de 5 a 7, das 14h30 às 17h30, no Sesc; Ninar o Tempo: dinâmicas e condução de objetos, com Thais D’Ambronzo, dias 8 e 9, das 14h40 às 18h30, na Oficina de Teatro; Autos Populares, com Itaércio Rocha, dias 12 e 13, das 9 às 18 horas, no Sesc; Iluminação, com Silvio Vilczak, dias 14 e 15, das 8h30 às 12h30, na Oficina de Teatro e no Teatro Calil Haddad; e Dramaturgia do Corpo, com Eduardo Okamoto, no dia 15, das 14 às 18 horas, no Teatro Calil Haddad.

O Festival e os cursos são uma promoção da UEM, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Diretoria de Cultura e curso de Artes Cênicas; do SESC Paraná e da Prefeitura de Maringá/Diretoria de Cultura. As inscrições para as oficinas devem ser feitas na Diretoria de Cultura da UEM, bloco A-34, sala 8, a uma taxa de R$ 10,00 cada. Outras informações pelo fone 3011-3880 ou 3011-5945, site www.pec.uem.br/dcu ou e-mail sec-dcu@uem.br.