A Feira de Saúde e a  Corrida Rústica reuniram quase duas mil pessoas no último sábado(26), em Mandaguari. Os eventos foram promovidos com apoio do Projeto Tabagismo, da UEM, de combate e prevenção ao fumo. Munhoz de Melo, Ivaiporã e Iguatemi são os próximos destinos do programa.

Cerca de 800 participaram da maratona, mesmo sob chuva. Na Praça da Independência, outras mil pessoas tiveram atendimento odontológico, entre outras especialidades, e receberam informações sobre os males do cigarro. A orientação ficou a cargo de alunos de graduação da universidade.

Na avenida, cartazes dos estudantes da rede pública de ensino incentivavam o abandono do vício. “Muita gente que estava trabalhando viu os cartazes e colocou o maço de cigarros de lado naquela hora”, conta o coordenador do projeto, Celso Conegero. “Mesmo que não parasse de fumar de vez, era um estímulo importante”.

Na categoria masculino, venceu Paulo Cèzar dos Santos de Jesus, de Mandaguari, que completou os 10 km da prova em pouco mais de 31 minutos. Na categoria feminina, venceu Marcela Cristina Gomes, de Sarandi.

Próximos destinos

Em 31 de maio, Dia Nacional do Combate ao Fumo, as ações do Projeto Tabagismo estarão em Munhoz de Melo, na Unidade Básica de Saúde. Em outubro, será a vez de Ivaiporã, com a 2ª Corrida Rústica. Iguatemi recebe o programa com a 5ª Corrida Rústica em 15 de novembro.

A 9ª Maratona de Revezamento Vanderlei Cordeiro de Lima – Pare de Fumar Fumando, em Maringá, já tem data: 26 de agosto.