A III Semana Ambiental da Universidade Estadual de Maringá promove um abraço ao Parque do Ingá no dia 3 de junho às 11 horas. A atividade representa a integração entre a UEM e a comunidade maringaense e simboliza o cuidado que devemos ter com toda a natureza, principalmente diante de sua importância para a vida em todas as suas formas, explica o coordenador do evento, professor Marino Elígio Gonçalves. A concentração no local começa a partir das 9 horas.

No dia 4, às 19h30, no Dacese, ocorre a solenidade de abertura, seguida de palestra sobre sustentabilidade das Instituições de Ensino Superior. Às 9 horas, será montada uma piscina de copos em frente ao Restaurante Universitário. No dia 5, Dia Mundial do Meio Ambiente, haverá mostra de atividades e iniciativas sustentáveis desenvolvidas pela UEM, a partir das 9 horas, em frente ao RU. A partir das 14 horas, haverá concentração no RU para a Catada Ecológica, uma ação de conscientização sobre a necessidade de cuidar do ambiente com a destinação adequada do lixo.

O ápice do evento é a solenidade de apresentação da proposta de política ambiental da UEM a ser regulamentada e aprovada por resolução. A proposta elaborada por uma comissão será entregue ao reitor Júlio Santiago Prates Filho e aos integrantes dos conselhos superiores da UEM no dia 6, às 19h30, no Dacese. Às 17 horas, em local a ser definido, será exibido o filme Lixo Extraordinário, seguido de debate.

De 4 a 6 de junho, está programada uma coleta solidária de materiais recicláveis eletroeletrônicos em frente ao Restaurante Universitário, em parceria com o Rotaract Club Maringá Cidade Canção. Ainda há previsão de realização da Trilha Ecocultural.