A aluna premiada com seu orientador

A Universidade Estadual de Maringá teve uma tese de doutorado contemplada com a menção honrosa no Prêmio Capes de Tese Edição 2010. A tese, intitulada Diversidade e Estabilidade das Comunidades de Macrófitas em dois Ambientes Subtropicais, foi defendida no Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais (PEA), por Priscilla de Carvalho. A menção confere distinção ao autor e seu orientador, nesse caso, o professor Sidinei Magela Thomaz.

O trabalho da doutoranda do PEA foi destaque na área de Biodiversidade, que concedeu um prêmio e duas menções honrosas. Priscilla utilizou um extenso banco de dados para analisar de forma detalhada as relações entre a diversidade de espécies de plantas aquáticas e a estabilidade dessas comunidades. Esse tema atrai grande interesse dos ecólogos na atualidade pois estudos com esse enfoque procuram responder de que forma as comunidades bióticas podem reagir diante das grandes extinções de espécies em ecossistemas tropicais.

Priscilla de Carvalho em foto com a banca de defesa da tese

O Prêmio Capes de Tese é concedido anualmente às melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas nos cursos reconhecidos pelo MEC, considerando os quesitos originalidade e qualidade. Na atual edição, foram premiados ou receberam menção honrosa 118 trabalhos de diversas universidades brasileiras, defendidos em 2009. A cerimônia ocorreu no dia 15 de dezembro último, na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília.

Além da premiação da Capes, dois entre os três trabalhos que constituem o corpo da tese da ex-doutoranda do PEA já haviam recebido menções honrosas do Prêmio Harald Sioli, concedido pela Sociedade Brasileira de Limnologia, por ocasião dos congressos promovidos por essa Sociedade nos anos de 2007 e 2009.

Ainda em meio às comemorações do prêmio em âmbito nacional, a doutora pelo PEA pode comemorar outra conquista: seu ingresso como professora no Departamento de Ecologia da Universidade Federal de Goiás.