O reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Júlio Santiago Prates Filho, esteve, nesta quinta-feira (19), em Telêmaco Borba, para acompanhar a solenidade de implantação do curso de Administração – linha de formação em Comércio Exterior, no Câmpus Avançado da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O decreto de autorização para o funcionamento do curso foi assinado pelo governador Beto Richa, com a presença do reitor da UEPG, João Carlos Gomes, e do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado, Alípio Leal Neto.

“O governo do Paraná tem o compromisso de investir para a construção de uma educação superior forte e desenvolvida. Uma nação só cresce se tratar a educação como prioridade”, disse o governador. Richa garantiu que outros cursos serão implantados no campus: “Iremos aos poucos restituindo os cursos que foram fechados”.

“O governo trata educação com prioridade e a responsabilidade que o assunto exige. Esse curso irá contribuir para desenvolver o interior, por meio de uma formação de qualidade”, disse o secretário Alípio Leal Neto.

Para o reitor da UEPG, João Carlos Gomes, a instalação do curso de administração representa o novo momento de investimentos no ensino superior do Paraná.

Na ocasião, o reitor da UEM reuniu-se com o governador e o secretário da Seti, apresentando a necessidade de suplementação orçamentária ainda de 2011, além do orçamento de 2012, bem como a necessidade de adequação orçamentária para a manutenção das atividades da Instituição.

No encontro, Prates Filho também falou sobre a necessidade de contratação de novos docentes e servidores técnicos para o ensino e para o hospital universitário, lembrando que em março deste ano vence as contratações temporárias de 141 prestadores de serviço no hospital. Outro item da pauta foi a readequação salarial dos docentes.

A solenidade ainda reuniu o prefeito de Telêmaco Borba, Eros Danilo Araújo e políticos da região. O pró-reitor de Administração da UEM, Marcelo Soncini Rodrigues, acompanhou o reitor.