O último final de semana foi de alegria para 1.776 alunos do câmpus sede que colaram grau e finalizaram seus cursos de graduação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). As cerimônias ocorreram nos dias 13 e 14 (sexta-feira e sábado), no Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro, de Maringá.

O reitor da UEM, Júlio Santiago Prates Filho, destacou a entrega do diploma de número 50 mil da Universidade que possui uma história sólida de empreendedorismo e generosidade em uma busca constante pela excelência.

A colação de grau contou com dois paraninfos: o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-Pr), Miguel Kfouri Neto; e o professor do Departamento de Física (DFI) da UEM, Luiz Roberto Evangelista.

O desembargador Kfouri Neto, formado na turma de 1981 do curso de Direito da UEM e professor da Universidade por mais de 15 anos, se disse emocionado pela honra em ser paraninfo 30 anos após sua própria colação de grau. Durante seu discurso, o presidente do TJ-Pr salientou que, apesar da realidade brasileira (pouco investimento em educação, corrupção, impunidade), os neograduados não deveriam se abater, mas sim procurar fazer a sua parte para o processo de mudança, estudando continuamente e trabalhando com paixão. “O sucesso será consequência natural do bem que vocês praticarem”, concluiu.

“Por que razão sou remunerado? Por que me dão dinheiro para ser professor? Por que me pagam para fazer o que é a minha razão de ser?”. Assim começou a reflexão do professor Evangelista, em seu discurso de paraninfo, que destacou a importância de trabalhar em conjunto para construir a realidade do mundo e o diploma como mais um passo, mas não a caminhada inteira. O que fazer com o certificado recebido é que fará diferença na vida [e no mundo] dos graduados, conforme o professor com 35 anos de carreira.

Ricardo Scoarize, assessor especial em Cerimonial e Protocolo da UEM, homenageou o servidor Nilson Fidelis, que está se aposentando em 2012. Fidelis recebeu um agradecimento especial pelo seu trabalho desenvolvido na UEM, tendo sido responsável pelo cargo de mestre de cerimônia da instituição por muitos anos.

Curiosidades e Calendário

Dos 1.776 formandos de 2011, 26 alunos foram laureados no câmpus sede, sendo duas irmãs gêmeas, formadas em Engenharia Química : Renata Franciele Bombaldi de Souza e Fernanda Carla Bombaldi de Souza. Os dois oradores de ambos os dias de cerimônia estavam entre os alunos laureados: Hugo Fanzirolli, do curso de Química, e Danilo Pichioli da Silveira, de Psicologia.

Nos Câmpus Regionais, sempre às 20 horas, as cerimônias de colação de grau têm início no dia 20 de janeiro, em Goioerê, com a professora Irene Yukiko Kimura como paraninfa. No dia 21 de janeiro, haverá colação em Cianorte, tendo como paraninfo Anderson da Silva Theodoro. No final de semana seguinte, dia 27 de janeiro, no Câmpus do Arenito, no município de Cidade Gaúcha, o paraninfo é Reny Adilmar Prestes Lopes. Fecha o calendário de formatura, as colações de grau em Umuarama, no dia 28 de janeiro, com o paraninfo Fernando Scanavaca, deputado estadual pelo PDT.