O secretário estadual de saúde, Michele Caputo Neto, visitou, na última sexta-feira (13), o hospital universitário da UEM para discutir investimentos no HU, quando foi recebido pelo reitor Júlio Santiago Prates Filho e pela direção do hospital.

Caputo Neto, que visitou o hospital diversas vezes em 2011, anunciou, entre outras coisas, em maio do ano passado, que a Sesa repassaria para o HU cerca de R$ 2,2 milhões para a conclusão do Bloco Administrativo. A verba faz parte do Hosp-SUS, programa que visa a concentrar recursos de investimento e de custeio para os hospitais considerados social e sanitariamente necessários.

A segunda etapa da obra foi iniciada há alguns dias e a previsão é que o bloco, com quase 3 mil m2, termine neste ano, provavelmente em agosto.

Com a conclusão deste espaço, o local hoje ocupado para as atividades administrativas do hospital será transformado em 30 leitos de enfermaria, ampliando a capacidade de internamento do HU.

Ainda na visita, foi discutida a construção do centro cirúrgico e a construção do bloco do Departamento de Medicina, que abrigará, além do setor administrativo, salas de aula e laboratórios.

Prates Filho reiterou ao secretário a necessidade de apoio para a construção destas obras.

Outra pauta do encontro foi o encaminhamento, pelo hospital, de documentos para a renovação dos equipamentos do HU, o repasse de verba de custeio e manutenção ao hospital veterinário de Umaurama e a informatização geral do hospital universitário, por meio de uma parceria com a Celepar e a Sesa.

O reitor solicitou mais uma vez apoio de Caputo Neto para que ajude o HU a resolver o problema dos servidores cujos contratos temporários de trabalho terminarão em março. Ao todo, são 141 funcionários nesta condição, de vários setores do hospital. Segundo o reitor, se o problema não for resolvido o funcionamento do HU ficará seriamente comprometido. Ele lembrou ao secretário que já encaminhou ofícios ao governo do Estado solicitando ajuda para reverter a situação. No encontro, ocorrido na sala da superintendência do hospital, participaram também a chefe de gabinete da Reitoria, Magda Lúcia Félix de Oliveira; o superintendente em exercício do HU, Dorvalino Gusmão de Aguiar; a chefe do Departamento de Medicina, Ana Maria de Moraes; o prefeito do Câmpus da UEM, Igor Valques; e os diretores do hospital.