A Calourada 2011 da UEM, que inclui atividades ecológicas, culturais e debates, começa nesta quarta-feira (23), às 17 horas, com a trilha ecológica pelo câmpus, com plantio de mudas e arrastão de limpeza a partir do Diretório Central dos Estudantes (DCE), bloco 6. Essa iniciativa é aberta não só aos novos alunos, mas a todos os interessados. Segundo os coordenadores do DCE Gabriel Essado, Patrícia Riffel de Almeida e Vivian Gombi, quando se pensou na programação das atividades, buscou-se priorizar a produção da UEM e criar um espaço para a valorização das bandas regionais. A intenção também é que os alunos percebam a função social da Universidade e debatam os problemas sociais, desde planejamento urbano até políticas públicas para dependentes químicos. Outra prioridade são as ações solidárias, não com caráter assistencialista, mas como meio de aproximar o movimento estudantil das comunidades carentes e de uma realidade diferente. Estão sendo arrecadados roupas, livros, gibis, brinquedos que serão doados para o projeto Casa Verde, que atende filhos de carvoeiros de Inácio Martins, o município paranaense com o menor índice de IDH do Estado. Há dois pontos de coleta: em frente ao RU e ao DCE. A conscientização sobre Aids é outra preocupação da Calourada. Estão sendo distribuídos folhetos e preservativos.
Destaques - Entre os destaques da programação, está o cartunista carioca Carlos Latuff que chega hoje no final da tarde e permanece até 3 de março, quando participa da mesa-redonda Egito: a insurreição árabe. Também fará parte da mesa o jornalista Luis Gustavo, correspondente do PSTU, que esteve no Egito durante os recentes conflitos. A organização da Calourada pretende aproveitar a estada de Latuff em Maringá para realizar uma conferência sobre militância artística, ainda sem horário confirmado. Outro destaque é o professor Sérgio Lessa, da Universidade Federal de Alagoas, que ministrará a aula magna sobre produção do conhecimento e função social da universidade pública, no dia 14 de março, a partir das 19h30, na Aduem.
Na quinta e sexta-feira (23 e 24), estão programadas apresentações de bandas e baterias de atléticas. A partir de sábado (26), estão previstas oficinas de Hip Hop, Maracatu, RPG, Mosaico, Tié-Dye, Expressão Corporal, Capoeira Angola, Construção de Instrumentos Musicais, Expressão Vocal, Escultura em Giz, Conserto de Bike, Cerâmica, Antiestático (Terapia Corporal), Estêncil, Teatro, Permacultura, Expressão Visual e de Yôga. As inscrições devem ser feitas até sexta-feira (25), no DCE. No dia 28, às 19 horas, nas quadras, haverá apresentação do Grupo Fogança; no dia 17 de março, às 18 horas, no Restaurante Universitário, a Orquestra da UEM; e no dia 20 de março, encerrando a programação o Grupo Instrumental de Choro e MPB, formado por professores da Escola de Música, apresenta um concerto de choro, a partir das 16 horas, nas quadras.
Temas variados - Vários temas estarão em debate durante a Calourada na Aduem. Entre eles, A Interatividade do RPG Aliada à Dinâmica de Ensino; O Movimento Estudantil Hoje; Física e Filosofia; DCE 30 Anos: a história do movimento estudantil na UEM; Egito: a insurreição árabe; Planejamento Urbano e a Questão Social no Contexto Regional; O Negro na Sociedade Brasileira; Wikileaks: mídias alternativas e propriedade intelectual; Gênero em Debate; Meio Ambiente: aspectos teóricos e políticos; Existe um Política de Acesso e Permanência nas Universidades Públicas?; Drogas e Álcool: políticas públicas, comunidades terapêuticas e luta antimanicomial. No sábado (26), às 10 horas, no Dacese, haverá a primeira reunião aberta do DCE para discutir assuntos relacionados à representação estudantil na UEM e eleger os representantes nos conselhos superiores da UEM.
Também faz parte da programação a doação de sangue nos dias 3 de março, das 8 às 17 horas, e 10 de março, das 18 às 22 horas, ao lado do RU. Além disso, está prevista a bicicletada no dia 18 de março, a partir das 17h30, com partida em frente do RU. A programação pode ser acompanhada pelo blog www.movimenteseuem.blogspot.com/. Além da Calourada, realizada em parceria entre o Diretório Central dos Estudantes e a Reitoria, com patrocínio oficial da Caixa Econômica Federal, vários cursos programaram atividades específicas, que estão sendo realizadas desde segunda-feira (21). O curso de Arquitetura e Urbanismo, por exemplo, está organizando o Trote Solidário junto aos calouros de 2011. A ação acontecerá no Centro de Educação Infantil Júlia Volpato, no Jardim Social, em Sarandi, nos dias 26 e 27 de março. A creche receberá serviços de manutenção no mobiliário, pintura, reforma de muros e execução de horta.
Câmpus Regionais - O DCE vai levar a Calourada para quatro câmpus regionais da UEM. Bandas musicais e algumas oficinas farão parte da programação. No dia 1º de março, as atividades acontecem em Cidade Gaúcha; no dia 2 em Goioerê; no dia 3 em Cianorte; e no dia 4 em Umuarama. Os alunos do Câmpus de Ivaiporã poderão participar do encerramento da Calourada no câmpus-sede, no dia 19 de março. A UEM vai disponibilizar um ônibus para trazer esses acadêmicos.
Disque Trote - Para eventuais denúncias relativas ao trote, a UEM manterá durante o período de realização da Calourada o Disque Trote, que irá atender 24 horas pelo telefone 0800 643 4278, segundo informou o diretor de ensino de graduação da Universidade, professor Eduardo Radovanovic. Contatos com o DCE podem ser feitos pelo telefone 44 3011-4205.