O projeto Biodiversidade e Ecologia de Diferentes Comunidades Aquáticas em Quatro Importantes Planícies de Inundação Brasileiras, do Núcleo de Pesquisas em Limnologia e Aquicultura (Nupélia), da UEM, foi recém aprovado pelo CNPq e Fundação Araucária. O Núcleo concorreu ao Edital Nº 47/2010, do Sistema Nacional de Pesquisa em Biodiversidade - Sisbiota Brasil.
A proposta do Nupélia tem como foco investigar a biodiversidade e ecologia de alguns componentes da biota aquática de quatro ecossistemas de planície de inundação abrangendo as comunidades planctônicas, íctica, fauna fitófila e macrófitas aquáticas, sob a coordenação do professor Fábio Amodêo Lansac Tôha.
O valor aprovado para o projeto é R$ 800 mil, que serão aplicados nos próximos 36 meses. As pesquisas vão contar com a colaboração da Universidade Federal de Goiás (UFG), da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), da Universidade de Brasília (UnB), da University of Ulm, na Alemanha; do Royal Belgium Institute of Natural Science (RBINS), da University Of Ghent, na Bélgica, e da University of Illinois (UI).