A Universidade Estadual de Maringá terá um dos 49 Centros Regionais de Referência em Crack e Outras Drogas (CRR), anunciados pela presidenta Dilma Rousseff, no dia 17, no Seminário de Implantação dos Centros Regionais de Referência. Os centros serão responsáveis por capacitar, nos próximos 12 meses, 14,7 mil profissionais de saúde e assistência social, como médicos, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais e agentes comunitários. A previsão é que eles comecem em final de março ou início de abril, dependendo da liberação dos recursos.
O projeto da UEM, coordenado pela professora Magda Félix de Oliveira, concorreu ao Edital 002/2010 da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, do Ministério da Justiça – Centro Regionais de Referência para Formação Permanete dos Profissionais que atuam com usuários de crack e outras drogas. Magda esteve em Brasília junto com a representante da UEM no Estado da Comissão para o Enfrentamento do Crack e Outras Drogas, Maricelma Bregola.
Durante a solenidade, segundo o Blog do Planalto, a presidenta Dilma destacou que o combate de “um problema da proporção do crack” requer profissionais altamente capacitados para tratamento do usuário e apoio às famílias, daí a importância do projeto que será, segundo ela, “uma das armas mais fortes de combate e prevenção às drogas”. Frisou a importância do envolvimento multissetorial no combate às drogas e criminalidade e lembrou que “a valorização dos professores e professoras do nosso País” é imprescindível nesse processo e uma meta de seu governo.
Durante o seminário, foram debatidos o papel das instituições de ensino superior na formação permanente de profissionais da rede de atenção integral aos usuários de crack e outras drogas; a implantação dos centros; e a estruturação dos conteúdos para os cursos. Os quatro cursos serão: Aperfeiçoamento em Crack e Outras Drogas (voltado para médicos atuantes no Programa de Saúde da Família e no Núcleo de Apoio à Saúde da Família), Atualização em Atenção Integral para Usuários de Crack e Outras Drogas (para profissionais atuantes em hospitais gerais), Atualização sobre Intervenção Breve e Aconselhamento Motivacional em Crack e Outras Drogas (para agentes comunitários de saúde e de redutores de danos e outros agentes sociais) e Atualização em Gerenciamento de Casos e Reinserção Social de Usuários de Crack e Outras Drogas (para profissionais das redes SUS e SUAS).
Além dos representantes das universidades selecionadas e da presidenta Dilma, estiveram na solenidade os ministros José Eduardo Cardozo (Justiça), Alexandre Padilha (Saúde) e Fernando Haddad (Educação), a secretária nacional de Políticas Sobre Drogas, Paulina Arruda Vieira Duarte, o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Edward Madureira Brasil, entre outros.