A Exposição Reciarte – Arte com Bagaço da Cana-de-Açúcar mostra 30 trabalhos de Massayuki Seko no Museu da Bacia do Paraná, na Universidade Estadual de Maringá, de 23 deste mês a 11 de março. As pinturas foram feitas sobre papel que ele mesmo preparou com o bagaço da cana-de-açúcar. A técnica de transformação Seko aprendeu no Programa Pró-Resíduos da UEM.
Autodidata, o artista realizou sua primeira exposição individual em 1978, com o tema Floresta Amazônica. Para ele, ter vivido na floresta amazônica foi uma das experiências mais gratificantes que o destino lhe proporcionou. Extraordinária em todos os sentidos. Seko esteve diversas vezes em vários países conciliando trabalho e arte e participando de exposições. Seus trabalhos integram coleções particulares não só no Brasil, como no Canadá, Finlândia, Inglaterra, Japão, Estados Unidos, Suécia e Austrália.
Nascido em 1938, em Cambará, faleceu no ano passado. Participou também de atividades da Universidade Aberta à Terceira Idade da UEM, a Unati, que se uniu ao Museu e ao Pró-Resíduos para prestar uma homenagem ao artista. A mostra pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 e das 13 às 17 horas. Visitas de grupos podem ser agendadas também em horários diferenciados pelo fone 3011-4294.