Foto: Secretaria Estadual da SaúdePela primeira vez desde que foi nomeado secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto virá ao Hospital Universitário Regional de Maringá, onde cumprirá uma extensa agenda de compromissos. Ele vem na próxima quarta-feira, dia 2 de fevereiro, e das 8 às 10h30 se reunirá com os diretores e o superintendente do hospital, José Carlos Amador. Das 10h30 às 12 horas, o secretário se encontrará com o reitor da UEM, Júlio Santiago Prates Filho, numa reunião que terá a participação de diversos coordenadores de cursos e setores ligados à área da saúde. Às 14 horas, o secretário concederá uma entrevista coletiva à imprensa local.

Formado em Farmácia pela Universidade Estadual de Maringá, Caputo Neto já disse à imprensa, nos primeiros dias de gestão, que dará uma atenção especial para o hospital universitário da UEM, já que tem informações sobre os problemas do HU.

Nesta visita do dia 2, o secretário conhecerá melhor quais são as dificuldades do hospital universitário, como a necessidade de ampliação do número de leitos, contratações de mais funcionários e aquisição de equipamentos. Ele afirma que muitas dessas reivindicações cabem à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), a quem o hospital está afeto, mas que este governo não fará distinções. Para Caputo Neto, o HU é um hospital estratégico e vai ser priorizado.

“Para a rede hospitalar, dentro de 60 dias teremos organizado o que estamos chamando de HospSUS, que vai ser a estratégia do governo para auxiliar hospitais que estamos definindo como hospitais social e sanitariamente necessários”, adiantou o secretário, destacando que há como ajudar todos todo o tempo, por isso é preciso definir quais hospitais são social e sanitariamente necessários e esses terão prioridade de investimento dentro da capacidade do governo.

“O Hospital Universitário de Maringá está plenamente integrado como social e sanitariamente necessário. As reivindicações principais do HU eu já conheço, referentes à ampliação do número de leitos, complementação do quadro de funcionários, reforço no parque tecnológico no que se refere a equipamentos e até a construção de um heliponto”, frisou.