Nove alunos da Universidade Estadual de Maringá receberam a láurea acadêmica no primeiro dia de formatura deste ano, ocorrido na quinta-feira (27), no Parque de Exposições. São dos cursos de Psicologia: Andressa Fernanda Augustin, Stephanie Freitas Piveta, Vanessa Rossi Roncoleta; de Pedagogia: Gilmar Alves Montagnoli, Mayse Otofuji; de Letras: Brigite Teichrieb de Castro, Cidalli Lenzi de Oliveira; Ciências Sociais: Josimar Priori; e de Secretariado Executivo Trilíngue: Verônica Braga Birello.

Na quinta-feira, os 681 novos profissionais do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes tiveram como paraninfo o ex-vice-reitor da UEM, Mário Azevedo. Foram 81 novos profissionais de Letras, 94 de Pedagogia presencial, 72 de Psicologia, 46 de História, 44 de Geografia, 36 de Secretariado Trilíngue, 253 de Pedagogia a distância, 8 de Música, 38 de Ciências Sociais e 9 de Filosofia.

A vice-reitora Neusa Altoé iniciou seu discurso parabenizando os formandos, ressaltando que eles são vencedores e fazem parte da melhor Universidade do Paraná que, pelo terceiro ano consecutivo, foi avaliada pelo Ministério da Educação como a primeira do Paraná. Lembrou aos novos profissionais que eles estavam recebendo o passaporte para o futuro, com realizações, com conhecimento, com o saber e, o mais importante, em seus diplomas estará estampada a marca UEM. Ressaltou também que a UEM reconhecidamente se preocupa com a formação especializada e com o trabalho intelectual que faz viver e crescer a categoria de individuo e a qualidade social.

Alertou que o desenvolvimento econômico exige um conhecimento específico especializado do individuo. “Com a globalização, surge a valorização do capital humano pela sociedade do conhecimento. As transformações por que passam as universidades, em particular na sua identidade, estão relacionadas diretamente às mudanças que ocorrem no mundo do trabalho, pois este está implícito em todos os momentos da vida da universidade contemporânea e incide diretamente na formação do individuo. O empreendedorismo passou a ser o objetivo e o sinal de sucesso de cada jovem. A capacitação e a instrumentalização das pessoas passaram a ser divulgadas como a melhor forma de inserção na área profissional e/ou no mercado de trabalho, portanto, a mobilidade e o sucesso de vocês dependem da capacitação e da formação de cada um. Nesse sentido, precisamos do ensino de qualidade. Por isso a universidade não pode se limitar ao ensino somente de conteúdo, mas articular o cotidiano pedagógico com a intervenção social”.

Novas solenidades

As solenidades de colação de grau prosseguem nesta sexta-feira e sábado (28 e 29 de janeiro), a partir das 18 horas, no Parque de Exposições. A comissão organizadora chama a atenção dos formandos e de seus convidados para a mudança de local. Anteriormente, as cerimônias estavam previstas para o Ginásio Chico Neto. A entrada dos graduandos e dos convidados será pela Avenida Guaiapó.

Na sexta-feira, o secretário de Saúde de Maringá, Antonio Carlos Figueiredo Nardi, será o paraninfo geral dos formandos dos centros de Ciências Sociais Aplicadas (CSA), Ciências da Saúde (CCS) e Ciências Biológicas (CCB). A previsão é de 114 novos profissionais de Administração, 154 de Ciências Contábeis, 67 de Ciências Econômicas, 129 de Direito, 63 de Farmácia, 36 de Odontologia, 42 de Enfermagem, 69 de Educação Física e 65 de Ciências Biológicas.

No sábado, os formandos dos centros de Ciências Exatas, Ciências Agrárias e Centro de Tecnologia colam grau e terão a professora do Departamento de Engenharia Química, Gisella Maria Zanin, como paraninfa. Serão 72 formandos de Agronomia, 46 de Zootecnia, 29 de Física, 46 de Química, 29 de Matemática, 14 de Estatística, 63 de Engenharia Civil, 76 de Engenharia Química, 34 de Ciência da Computação, 22 de Informática, 89 de Engenharia de Produção, 35 de Engenharia Mecânica, 35 de Engenharia de Alimentos e 36 de Arquitetura e Urbanismo.

Outras informações no site do Cerimonial da Universidade: www.cer.uem.br ou pelo telefone (44) 3011-3885 ou e-mails rscoarize@uem.br e wrsilva@uem.br.