A dupla Terezinha Guilhermina e Guilherme Santana em ação Foto: Alexandre Mota-Exemplus/CPB O acadêmico Guilherme Soares de Santana, do curso de especialização em Prescrição Personalizada de Exercícios Físicos - Personal Training, se destacou por seu trabalho como guia da atleta paraolímpica Terezinha Guilhermina. A paraatleta conquistou três medalhas de ouro nas corridas dos 100, 200 e 400m rasos no Campeonato Mundial Paraolímpico de Atletismo, que está sendo disputado, até o final deste mês, em Christchurch, na Nova Zelândia. Terezinha ainda quebrou o recorde mundial na corrida dos 100m rasos.

Guilherme Santana, que é formado em Educação Física pelo Cesumar, iniciou sua carreira como atleta correndo na Pista de Atletismo da UEM, onde treina até hoje sob orientação da professora Maria da Conceição Silva. No ano passado ele representou a UEM nos Jogos Universitários do Paraná, levando quatro medalhas de ouro: nas provas dos 100m rasos, 200m rasos, revezamento 4x100m e revezamento 4x400m. E também representou a UEM nas Olimpíadas Universitárias Brasileiras, conquistando o 4º lugar nas provas de 200m rasos e revezamento 4x100m.

O desempenho e as conquistas de Guilherme Santana como atleta o credenciaram para ser convidado a correr como guia de Terezinha Guilhermina, a partir do segundo semestre de 2010. De lá pra cá, a dupla tem obtido ótimos resultados em campeonatos internacionais.

Terezinha Guilhermina, que mora em Maringá desde 2008, é totalmente cega. Uma das maiores atletas paraolímpicas do Brasil, em 2006 foi eleita Atleta Paraolímpica do Ano pelo Comitê Olímpico Brasileiro, conquistou a medalha de Ouro nos 100m e 200m rasos no ParaPan Rio 2007 e a medalha de bronze nas Paraolimpíadas de Pequim 2008.

Pouco depois de ter conquistado o bicampeonato mundial da prova dos 200m no atletismo paraolímpico, ela quebrou o protocolo ao subir ao pódio e, como forma de agradecimento ao seu atleta-guia, deu a ele a medalha conquistada.

Fonte: Parablog.http://www.dzai.com.br/parablog/blog/parablog?tv_pos_id=74554

Foto: Alexandre Mota-Exemplus/CPB