Três cursos de especialização a distância começaram no dia 17 na Universidade Estadual de Maringá. Os de Gestão Pública e de Gestão Pública Municipal são oferecidos pelo Departamento de Administração e o de Gestão em Saúde, pelo Centro de Ciências da Saúde (CCS). A aula inaugural foi transmitida para treze pólos pelo sistema de webconferência, com a participação simultânea dos 1.750 alunos matriculados.

Participaram da solenidade de abertura dos trabalhos o vice-reitor Mário Azevedo, a diretora do CCS, Sandra Maria Pelloso, o chefe do DAD, Álvaro José Periotto, bem como os coordenadores de cada curso. Nos municípios pólos, as atividades foram prestigiadas por prefeitos, secretários municipais e autoridades locais. Após a solenidade, os alunos já tiveram a primeira aula da disciplina de Introdução à Educação a Distância, ministrada pela professora Maria Luisa Furlan Costa, coordenadora do Núcleo de Educação a Distância da UEM (Nead).