Está prevista para o dia 7 de outubro a 2ª Jornada Interartes Outras Palavras (2ª JIOP). Este ano, o tema é Franz Kafka e a Literatura Fantástica. A JIOP é um evento de extensão com periodicidade bianual. É uma das realizações de outra iniciativa de extensão: o Projeto Outras Palavras (POP), do Departamento de Letras da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Idealizado e coordenado pelo professor Marciano Lopes e Silva, o projeto funciona, desde 2006, com a colaboração da Rádio UEM-FM 106,9 e, desde abril de 2008, tem o apoio do Teatro Universitário de Maringá (TUM) - grupo de teatro da UEM, cuja direção e coordenação é de Pedro Ochôa.

“Temos o objetivo de incentivar e divulgar a produção artística de Maringá e região, proporcionando à comunidade um contato prazeroso, crítico e criativo com a arte. E, por meio desta experiência, ainda produzimos material pedagógico para o ensino de letras e artes”, explica Silva.

Ele ainda informa que o grupo publica a Revista Outras Palavras; produz o Programa  Outras Palavras, apresentado diariamente na Rádio UEM-FM 106,9; organiza o Sarau Outras Palavras, evento anual que reúne música, poesia e performances dramáticas apresentadas em palco; e vai colocar no “mercado” um outro título impresso, a  Revista JIOP, que será lançada durante a 2ª JIOP.

Programação – As atividades começam com a projeção do filme O processo (1962, Direção: Orson Welles), adaptação da obra homônima de Franz Kafka.
Em seguida, será realizada uma mesa-redonda: Kafka e a literatura fantástica, com a participação dos professores Milton Hermes Rodrigues e Fábio Lucas Pierini e a mediação de Márcio Roberto do Prado, todos da UEM.

Às 14 horas, o professor José Pedro Antunes (Unesp-Araraquara) ministra uma aula-show sobre a literatura de Franz Kafka. Em seguida, o pesquisador vai bater papo sobre a palestra como o professor Márcio Roberto do Prado. Durante toda a programação, o Teatro Oficina da UEM vai contar com uma exposição permanente de fotos com apresentações do TUM.

À noite, no Bar Coração Brasileiro (Av. Cerro Azul, 412), será realizado o IV Sarau Outras Palavras. O evento conta com Varal de Poesias e palco livre, ambos abertos à participação dos presentes. Além disso, às 19h30 acontece o Lançamento da Revista JIOP, ao som de MPB & Pop Rock, com Lu Galetti, Sansão e amigos. Das 22 horas em diante, samba, chorinho e pagode com Pezinho, Geraldinho do Cavaco e Bebezão.

As inscrições devem ser feitas no site http://outraspalavras.arteblog.com.br/p/profil/. A taxa é de R$ 30,00. Outras informações pelo e-mail etlopes@hotmail.com.