A sétima edição da Maratona de Revezamento contra o tabagismo Pare de Fumar Correndo - Vanderlei Cordeiro de Lima, realizada domingo (29), teve como grande vencedora a Unimed Maringá – Tercred. A equipe da ficou com as primeiras colocações na modalidade masculina, com 02h12m07s, e feminina com 02h39m45s.

O evento já é tradicional no calendário esportivo da cidade. Este ano 2.360 atletas, que se revezarão no percurso de 42.195 metros. Foi um recorde de inscrições. As 300 equipes ofereceram como taxa mais de nove toneladas de alimentos, que serão doados a instituições de caridade.

No masculino, a Associação de Atletismo e Maringá/Usaçucar ficou em segundo lugar, com o tempo de 2h16m13s, e a União Sul, se classificou em terceiro, com 02h18m11s. Na categoria feminina, duas equipes do 4º Batalhão de Polícia Militar subiram no pódio, como 02h47m49s e 03h15m17s, respectivamente.

Junto com a maratona marca o Dia Nacional de Combate ao Fumo foi será realizada a Feira de Saúde, na Praça Deputado Renato Celidônio, que realizou mais de mil atendimentos. Vários cursos da Universidade Estadual de Maringá desenvolveram serviços dentro das áreas de saúde bucal e tabagismo, doenças renais e tabagismo, testes de glicemia e aferição de pressão arterial, correlacionando diabetes e hipertensão ao tabagismo e avaliação corporal.

O Departamento de Educação Física e o Sesc promoveram atividades recreativas e esclareceram sobre a importância da atividade física e vida saudável. Voluntários do Lions, do Clube dos Aventureiros, Escola Adventista, Igreja Batista e outros distribuirão 15 mil panfletos sobre tabagismo.

No domingo, também foram entregues os prêmios aos classificados do VI Concurso de Frases sobre Prevenção e Controle do Tabagismo de Maringá, no qual, participaram alunos do ensino fundamental, médio e superior de Maringá e região, divididos em seis categorias.

A promoção da Maratona e do concurso de frases é da UEM, Lions Clube Maringá Universitário Integração com patrocínio da  CEF e apoio da Prefeitura de Maringá, Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde, Federação Paranaense de Atletismo, Associação Maringaense de Atletismo, Corpo de Bombeiros, IV Batalhão da Policia Militar do Paraná, Tiro de Guerra, Comad e Associação SER.