Entre 1 e 4 de julho, professores e alunos de graduação e pós-graduação do Departamento de Educação Física da UEM tiveram 7 comunicações orais e 3 pôsteres apresentados no V Congresso Brasileiro de Atividades de Aventura, realizado no Centro de Convenções de São Bernardo do Campo – SP.

Todos são integrantes do Grupo de Estudos do Lazer, que em 2010, comemora 10 anos de existência. A UEM foi a universidade com maior número de trabalhos aprovados, sendo as apresentações bastante concorridas pelos presentes no evento.

Os artigos completos foram: Caracterização do balonismo por praticantes brasileiros e japoneses; Esportes na natureza: fragmentos contraditórios de um objeto em construção; Percepção dos skatistas do estilo “street” da cidade de Maringá-PR em relação a estrutura dos locais de prática; Problemas relacionados à relação homem-natureza no pára-quedismo; O brincar na natureza é uma aventura para as populações guarani do Paraná?; O ensino aprendizagem dos fundamentos básicos nas aulas de skate; e Perfil de praticantes de skate de maringá-pr e região.

Os resumos apresentados são: Mensuração da escala de borg e frequência cardíaca durante trabalho de explosão como processo avaliativo de iniciantes na escalada em parede artificial; Curso de monitoria de escalada esportiva em parede artificial: análise da metodologia realizada; Motivos associados à prática do mountain bike.

O Grupo de Estudos do Lazer (GEL) possui características multidisciplinares, reunindo-se regularmente às quartas-feiras, as 18 horas, no Bloco M06. A produção do grupo pode ser acessada gratuitamente em www.def.uem.br.