NEWSLETTER 148/2023-ASC E PEC

Newsletter 148/2023-ASC e PEC

 

 



Olá, comunidade acadêmica!

 

Fique atento! UEM volta a ter professores citados em listas de cientistas notáveis. Essa informação está no site da Assessoria de Comunicação da Universidade, que também publicou esta semana que grupo da organização estudantil Enactus ligado à UEM ganhou cinco prêmios em uma competição nacional! Como produto final do mestrado em Políticas Publicas, Edson Valle desenvolveu metodologia que será implementada no Paraná para melhorar o salvamento de pessoas em acidentes de trânsito. Quer saber mais? Então, acesse nosso newsletter. Se atualize e ainda veja a edição desta semana do Conexão Ciência – C², sobre a ciência de alimentos! É só clicar no link abaixo!‍



1 - Cientistas da UEM são listados em novo ranking. Citações de artigos científicos são “termômetro” para análise entre notáveis pesquisadores das universidades brasileiras.


2 - Time Enactus da UEM conquista cinco prêmios em competição nacional. Delegação da Universidade de Maringá no Eneb conquistou fundos para investir em ciência e em educação.


3 - Método para socorristas desenvolvido na UEM vai virar modelo no Paraná. Metodologia proposta por Edson Dalla Valle (foto) traz rapidez e qualidade no suporte às vítimas de acidentes de trânsito.


4 - Núcleo de Processamento de Dados lança três novos Sistemas de Informação. Um dos sistemas é o pagamento por PIX para toda a arrecadação de taxas da UEM lendo o QR code direto com o celular.


5 - Agosto Dourado: importância da amamentação e do aleitamento materno. Banco de Leite do Hospital Universitário de Maringá organiza atividades para incentivar a doação de leite.


6 - Professor da UEM representa Brasil em fórum científico na África do Sul. Trabalho apresentado estuda a migração dos venezuelanos e as políticas públicas aplicadas a eles na cidade de Maringá.


7 - PBA comemora 10 anos com o 7º Simpósio Nacional de Biotecnologia Ambiental. Evento será presencial e contará com palestras, apresentação de trabalhos (orais ou painéis) e exposição de empresas.


8 - PGF realiza curso de extensão “Acaso, probabilidade e indução”. A iniciativa tem como objetivo introduzir a discussão de temas sobre a obra de Charles S. Peirce.


9 - UEM promove a 33ª Semana da Matemática (Semat). Evento oferece aos participantes uma interação científica no desenvolvimento de pesquisas em matemática.


10 - Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Profnit UEM 2024. Podem participar candidatos graduados com diploma de qualquer curso superior, emitido por instituição oficial.


11 - Núcleo-Incubadora Unitrabalho oferece curso de extensão: Economia Solidária. Objetivo é difundir a Economia Solidária e discutir o atual cenário político e social do movimento em âmbito nacional.


12 - Eduem realiza feira de livros no hall de entrada da Biblioteca Central. Exposição conta com a presença da Editora Edusp e publicações da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.


13 - CSA realiza o lançamento do Programa de Cidadania Financeira. É o exercício de direitos e deveres que permite ao cidadão gerenciar bem seus recursos financeiros.


14 - PCM convida para o evento “Ensino em tempos de Inteligência Artificial”. Contará com atividades presenciais e remotas, entre palestra e mesas redondas e oficinas interdisciplinares.


15 - DCU inaugura ferramenta voltada à divulgação das áreas da Cultura e da Arte. Formulário deve ser preenchido com informações sobre curso/evento, para que a disseminação seja mais completa e eficaz.


16 - UEM abre vaga de Bolsa Permanência para o período noturno. Candidato deve ser aluno de graduação e precisa ter disponibilidade de segunda à sexta-feira.


17 - Programa Paraná Fala Francês abre inscrições para o próximo semestre letivo. Podem se inscrever acadêmicos de graduação, pós-graduação, docentes, agentes e técnicos universitários.


18 - ILG abre vagas para isenção e desconto na mensalidade dos cursos de idiomas. O pedido de isenção é válido somente para um semestre do curso; prazo termina no dia 18 de agosto.


19 - Eduem – Editora da UEM para ler, aprender e se divertir é tema do Conexão UEM. O programa debateu questões: como atua a editora; quantas publicações já foram feitas pela editora; e como é processo de seleção das publicações.


20 - Estudantes de Zootecnia visitam Conselho Regional de Medicina Veterinária. Departamento de Zooctenia da Universidade foi o primeiro curso da área no Paraná, criado em 1975.



Problemas para visualizar este conteúdo?
Entre em contato no e-mail: sec-cpr@uem.br