Integrantes do Dinâmica Empresa Júnior, do curso de engenharia de produção, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), desenvolveram um novo modelo de barraca e o estudo de padronização das feiras livres do município, apresentado, no início deste mês, aos comerciantes da Feira Livre e Pôr-do-Sol. Solicitado pela Associação dos Feirantes das Feiras Livre e Pôr-do-Sol e pela Gerência de Feiras Livres da Secretaria de Serviços Públicos, o projeto, que teve início no ano passado, pretende revitalizar e melhorar a competitividade das feiras.
Para Ana Paula Meger Capelasso, gerente de Controle de Feiras Livres, da Secretaria de Serviços Públicos, o projeto traz uma série de ações que visam a melhorar de forma geral as feiras.
A assessora de projetos da Dinâmica Empresa Júnior, Bianca Soares, diz que os estudantes e professores acompanharam as feiras durante um período, observando os consumidores e a dinâmica dos negócios e ouvindo os feirantes. “Levamos em conta todas as condições das feiras e do mercado como um todo para elaborar um projeto adequado para o setor”, afirmou Bianca. Com o projeto em mãos, a Gerência de Controle de Feiras Livres e a Associação vai iniciar a captação de dinheiro para promover as melhorias. “Vamos padronizar as barracas, reordenar os feirantes em cada local, valorizar os produtos, reforçar a identidade visual, enfim criar uma cara nova para as feiras Livre e Pôr-do-Sol”, afirmou Ana Paula, em depoimento à Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Maringá. Ana Paula ressaltou que as feiras de Maringá têm cerca de 60 anos e nunca passaram por uma transformação, necessária para acompanhar o consumidor cada dia mais exigente.