Maringá sediará, em março, grandes eventos na área da apicultura, com o objetivo de difundir conhecimentos e avanços no setor. O destaque é a discussão de estratégias para o desenvolvimento da georeferência visando à futura rastreabilidade. Serão debatidos temas como Ações da Confederação Brasileira de Apicultura (CBA) no Cenário Nacional e Internacional; Georeferenciamento e Rastreabilidade Agrícola; Abelhas: polinizadoras de um desenvolvimento ambientalmente correto, economicamente viável e socialmente justo; Sanidade Apícola e o Desaparecimento das abelhas: o grande desafio. Ainda estão previstas assembleia geral da Federação Paranaense de Apicultores (Fepa) e exposição de casos de sucesso na área por meio de banners.

Os maiores nomes da apicultura estarão no V Encontro Paranaense de Apicultura, I Fórum de Georeferência Apícola do Paraná, II Simpósio Estadual de Polinização e a I Mostra Técnico-Científica e de Inovações Apícolas. Segundo a coordenadora geral, Lucimar Pontara, esta é uma excelente oportunidade para os apicultores, profissionais e estudantes da área se atualizarem em assuntos de ponta. Destaca ainda que o Paraná é modelo de gestão com foco na agricultura familiar na produção de produtos agroecológicos e orgânicos, buscando sempre a sustentabilidade do ecossistema.

Pontara explica que o curso permitirá que os apicultores se organizem para futuros programas de rastreabilidade. Ele será realizado de 16 a 19 de março na UEM/NPD e as inscrições devem ser feitas até 12 de março. Os interessados devem possuir conhecimento básico de informática e indumentária de apicultor. As vagas são limitadas. O restante da programação será desenvolvido no dia 20 de março, a partir das 8h30, na Aduem (Associação dos Docentes da UEM), Rua Itamar Orlando Soares, 305. Para estas outras atividades, as inscrições podem ser feitas até o dia 19, a uma taxa de R$ 15, 00 para apicultores e estudantes e de R$ 20,00 para os demais. Outras informações pelos fones 9967-1033, 8936-8967 e 3011-4919, sites www.dzo.uem.br/vencontroparanaensedeapiculturapr.2010 (a partir de 1º de março) e www.brasilapicola.com.br/v-encontro-paranaense-de-apicultores ou e-mail lucimarbee1@yahoo.com.br.