Após ser criada, no fim do ano passado, como um órgão suplementar ligado à reitoria da Universidade Estadual de Maringá (UEM), a Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) começa a funcionar esse ano e já abrirá inscrições no dia 22 de fevereiro, oferecendo 250 vagas.

A Unati visa, principalmente, oferecer às pessoas a possibilidade de desenvolver competências que gostariam de ter desenvolvido no curso de suas vidas, e, por várias razões, não puderam realizar. Serão oferecidos cursos e desenvolvidas ações ligadas a seis eixos temáticos: arte e cultura, processos e procedimentos comunicativos, saúde física e mental, direito e cidadania, meio físico e social e humanidades. Além disso, serão desenvolvidos estudos e pesquisas nas áreas de gerontologia e geriatria.

A Unati se orientará pelos princípios da educação não-formal, ou seja, o aluno terá liberdade para escolher as atividades de ensino de acordo com suas preferências. Sendo assim, não haverá avaliação por meio de provas. Nessa primeira etapa de funcionamento, os cursos terão a duração de três semestres e os certificados de conclusão dos cursos serão atribuídos por critério de freqüência. As atividades deverão ser realizadas das 8h às 10h40 e das 13h30 às 16h10.

Para se inscrever gratuitamente, basta ter idade igual ou superior a 55 anos, com qualquer nível de escolaridade, apresentando uma cópia da carteira de identidade e duas fotos 3x4 no momento da inscrição. O critério de seleção será por ordem de inscrição até o preenchimento das vagas, respeitando a disponibilidade de vagas de cada curso.

As inscrições poderão ser feitas no câmpus sede da UEM (Avenida Colombo, 5.790), no Bloco H-35, sala 7, de 22 a 26 de fevereiro, das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30 e no dia 27, das 9h às 11h30.