A Universidade Estadual de Maringá teve mais um curso de doutorado aprovado pela Capes, agora em Economia. O anúncio oficial foi feito pelo presidente da Câmara técnica de Economia da Capes, Francisco de Souza Ramos, durante o 37º Encontro Nacional de Economia realizado em Foz do Iguaçu entre os dias 8 e 11 deste mês.

O Programa de Pós-Graduação em Economia da UEM funciona desde 1995 em nível de mestrado. A expectativa, segundo a coordenadora, professora Amália Maria Goldberg Godoy, é que o Programa ganhe um salto qualitativo.

Para o reitor Décio Sperandio “a aprovação desse doutorado é uma conquista da UEM e propiciará a consolidação da área na formação de pessoas e no desenvolvimento da pesquisa atendendo demanda em nível regional e nacional”.

Recomendado com conceito 4 pela Capes, o Programa oferece duas linhas de pesquisa que são Economia Aplicada e Desenvolvimento Econômico, tendo área de concentração em Teoria Econômica. E conta hoje com 15 docentes, sete deles credenciados como orientadores para o doutorado.

A coordenadora destaca que a aprovação do doutorado terá vários desdobramentos positivos como o aumento da produção científica e da pesquisa. Além de possibilitar novos convênios com outras instituições brasileiras e internacionais e o incremento no nível de publicações internacionais.

Amália Godoy diz que serão abertas cinco vagas para a primeira turma, com o início das aulas previsto para o segundo semestre de 2010.

Ainda não há data marcada para o início das inscrições, mas fará parte dos critérios de seleção prova escrita, análise de currículo e de projeto.