A Universidade Estadual de Maringá firmou apoio com o programa Paraná Alfabetizado através da assinatura de uma carta compromisso pelo fim do analfabetismo no Paraná.
A assinatura ocorreu ontem (14) durante a décima nona edição da Caravana da Alfabetização realizada pelo Governo do Estado através da Secretaria de Estado da Educação e Núcleo Regional de Educação de Maringá, que mobilizou mais de 3 mil pessoas, entre alfabetizandos, professores, representantes de instituições e comunidade.
Além da UEM, assinaram a carta prefeitos de toda a região, autoridades, lideranças políticas e empresariais e representantes de entidades, num compromisso explícito pela superação do analfabetismo.
O programa Paraná Alfabetizado tem como meta superar o analfabetismo no Estado e as ações são realizadas em um esforço conjunto com várias instituições públicas e privadas, organizações governamentais e da sociedade civil. Desde sua primeira edição, em 2004, o programa já atendeu mais de 330 mil pessoas. A meta até o final de 2010 é alfabetizar 500 mil cidadãos.
Além de Maringá, mais 24 municípios participam do programa na região: Ângulo, Astorga, Atalaia, Colorado, Doutor Camargo, Floraí, Floresta, Flórida, Iguaraçu, Itambé, Ivatuba, Lobato, Mandaguaçu, Mandaguari, Marialva, Munhoz de Mello, Nossa Senhora das Graças, Ourizona, Paiçandu, Presidente Castelo Branco, Santa Fé, Santo Inácio, São Jorge do Ivaí e Sarandi. Destes, seis já estão em fase de superação do analfabetismo, segundo dados do governo do Estado. São eles: Flórida, Maringá, Munhoz de Mello, Nossa Senhora das Graças, Ourizona e São Jorge do Ivaí.
Segundo o Núcleo Regional de Educação (NRE), em Maringá são 2,2 mil pessoas que não sabem ler nem escrever, e 22,1 mil nos 25 municípios da região de abrangência. As pessoas que querem encaminhar alguém para os programas de alfabetização podem obter mais informações pelo telefone 0800 41 6200.