O estudante Douglas Baroni Rizzato (foto), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), foi um dos que recebeu pessoalmente, na noite de ontem (8), o Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia, durante solenidade ocorrida no 3º Encontro de Ciência e Tecnologia do Paraná, encerrado na tarde desta sexta-feira, no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro.
Rizzato foi o vencedor na Área de Engenharias, categoria Estudante de Curso de Graduação. Esta foi a 23ª edição do Prêmio, promovido pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). O estudante recebeu, das mãos do vice-reitor da UEM, Mário de Azevedo, um valor em dinheiro para custear participação em evento científico, curso de aperfeiçoamento ou aquisição de equipamento.
Aluno do 3º ano do curso de engenharia de produção, Rizzato apresentou o trabalho Algorítmo Heurístico Híbrido para Escalonamento de Pessoal em Ambiente Hospitalar. Por meio da pesquisa, o estudante desenvolveu um método que faz a escala de trabalho dos enfermeiros.
Segundo Rizzato, o método otimiza o processo de escalonamento, de forma a estabelecer a escala conforme a preferência do funcionário pelo turno de trabalho. Entre as vantagens que o método apresenta estão a maior satisfação dos funcionários, a redução de reclamações trabalhistas e o menor índice de faltas no serviço.
Também receberam pessoalmente a premiação Camilo Freddy Mendoza Morejon (Universidade Estadual do Oeste/Unioeste), na categoria Inventor Independente; o jornalista Danilo Matheus Kossoski (Jornal da Manhã - Ponta Grossa – Reportagem: “Mais do que simples suco de maçã”), na categoria Jornalismo Científico; e a professora Dalva Cassie Rocha (Universidade Estadual de Ponta Grossa/UEPG), na categoria Pesquisador Extensionista.
Neste ano, o Prêmio contemplou as áreas de Engenharia e Ciências Biológicas e ainda concederá um prêmio na área de Jornalismo Científico. Receberão o prêmio dois pesquisadores extensionistas, um professor pesquisador, um inventor independente, um aluno de graduação e um jornalista.
O prêmio contempla a cada ano, em sistema de rodízio, duas grandes áreas do conhecimento. Ele é atribuído a pesquisadores-cientistas, pesquisadores-extensionistas, inventor independente e estudantes de graduação que tenham se destacado pelo desenvolvimento e realização de obras científicas e tecnológicas – além de jornalista da área de ciência e tecnologia, pela primeira vez em 2009.
Confira a lista dos vencedores:
Área de Engenharias – categoria Pesquisador Extensionista
1º lugar: Pedro Henrique Weirich Neto (UEPG)
Área de Engenharias – categoria Estudante de Curso de Graduação
1º lugar: Douglas Baroni Rizzato (UEM)
Área de Ciências Biológicas – categoria Pesquisador Extensionista
1º lugar: Dalva Cassie Rocha (UEPG)
Área de Ciências Biológicas – categoria Professor Pesquisador
1º lugar: Luis Francisco Angeli Alves (Unioeste)
Categoria Inventor Independente
1º lugar: Camilo Freddy Mendoza Morejon (Unioeste)
Categoria Jornalismo Científico
1º lugar: Danilo Matheus Kossoski (Jornal da Manhã - Ponta Grossa – Reportagem: “Mais do que simples suco de maçã”).