Centenas de pessoas estão visitando, na Universidade Estadual de Maringá, a feira de serviços gratuitos promovida pela Secretaria Especial de Relações com a Comunidade, por meio do Programa Paraná em Ação. Aberto nesta sexta-feira, o evento prossegue até domingo (11), com atendimentos de 9 às 17 horas. Durante três dias, milhares de visitantes deverão passar pela feira em busca de documentos, exames preventivos de saúde, orientações judiciais e outras atividades.
Uma das atrações do evento é a Vendinha do Fisco, uma oficina pedagógica criada pela Receita Estadual que, por meio de uma brincadeira de compra e venda de produtos fictícios, mostra para as crianças a importância de pedir nota. A atividade se caracteriza como um trabalho de educação fiscal e cidadania.
A Universidade apresenta o projeto UEM nos Bairros, que oferece ao público orientações jurídicas e nas diferentes áreas da saúde, inclusive odontologia.
Na parte cultural, a Universidade também mostra seu talento, com a apresentação de diversos grupos artísticos, além da peça “O Auto da Barca do Fisco”, que será exibida nesse sábado e domingo, às 9h30, na oficina de teatro da UEM.
Encenada por funcionários públicos voluntários da UEM, Receita Estadual e Receita Federal, a peça é inspirada no Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente e no Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna. O teatro pretende falar dos malefícios decorrentes da sonegação de impostos e do mau uso do dinheiro público, e ressaltar os benefícios para a sociedade em ser honesto e se preocupar com o bem comum. A peça está em cartaz desde 2005 e já foi assistida por cerca de 70 mil pessoas.
Na abertura do evento, o secretário estadual de Relações com a Comunidade (Serc), Milton Buabssi destacou a importância da Feira de Serviços tendo em vista a desigualdade social no País. Segundo ele, a união de esforços para a realização de um evento assim, incluindo a parceria com a UEM, visam a melhorar a qualidade de vida das pessoas, a exemplo do que faz o projeto UEM nos Bairros.
O reitor Décio Sperandio disse que a Universidade se sente honrada em contribuir com esta prestação de serviços à comunidade. Para ele, é uma oportunidade também para que a comunidade conheça a UEM um pouco mais de perto.
Também prestigiaram o evento o chefe de Gabinete da Reitoria, Júlio Santiago Prates Filho; o diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Clóvis de Souza; o diretor-adjunto, Antonio Carlos de Campos; o chefe de Gabinete da Serc, Marcírio Machado Sobrinho; o diretor de Serviços e Manutenção, Ozório Matsuda; e a professora Vera Baroni, que representou a chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE), Adelaide Colombari.