O estudante Douglas Baroni Rizzato (foto), da UEM, foi o vencedor do 23º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia, na Área de Engenharias, categoria Estudante de Curso de Graduação, conforme divulgação feita, ontem (1º), pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). Ele teve a orientação do professor Ademir Aparecido Constantino, do Departamento de Informática, idealizador e proponente do trabalho registrado como Projeto Pibic na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG) da UEM.
Aluno do 3º ano do curso de engenharia de produção, Rizzato apresentou o trabalho Algorítmo Heurístico Híbrido para Escalonamento de Pessoal em Ambiente Hospitalar. Por meio da pesquisa, o estudante desenvolveu um método que faz a escala de trabalho dos enfermeiros. Ele foi orientado pelo professor Ademir Aparecido Constantino, do Departamento de Informática.
Segundo Rizzato, o método otimiza o processo de escalonamento, de forma a estabelecer a escala conforme a preferência do funcionário pelo turno de trabalho. Entre as vantagens que o método apresenta estão a maior satisfação dos funcionários, a redução de reclamações trabalhistas e o menor índice de faltas no serviço.
Neste ano, o Prêmio contempla as áreas de Engenharia e Ciências Biológicas e ainda concederá um prêmio na área de Jornalismo Científico. Receberão o prêmio dois pesquisadores extensionistas, um professor pesquisador, um inventor independente, um aluno de graduação e um jornalista.
“O prêmio já se consolidou como importante padrão de referência estadual e nacional ao reconhecer os pesquisadores que se destacam pela contribuição ao desenvolvimento científico e tecnológico”, diz a secretária Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
A cerimônia de premiação acontecerá na próxima quinta-feira (8), durante o 3º Encontro de Ciência e Tecnologia do Paraná, realizado no Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro, em Maringá.
O prêmio contempla a cada ano, em sistema de rodízio, duas grandes áreas do conhecimento. Ele é atribuído a pesquisadores-cientistas, pesquisadores-extensionistas, inventor independente e estudantes de graduação que tenham se destacado pelo desenvolvimento e realização de obras científicas e tecnológicas – além de jornalista da área de ciência e tecnologia, pela primeira vez em 2009.
A premiação consiste em um diploma e um valor em dinheiro para custear a participação em evento científico internacional de livre escolha, no caso dos pesquisadores; um valor em dinheiro para custear participação em evento científico, curso de aperfeiçoamento ou aquisição de equipamentos, para o estudante e para o jornalista; eprêmio em dinheiro para o inventor independente.
Confira a lista dos vencedores:
Área de Engenharias – categoria Pesquisador Extensionista
1º lugar: Pedro Henrique Weirich Neto (UEPG)
Área de Engenharias – categoria Estudante de Curso de Graduação
1º lugar: Douglas Baroni Rizzato (UEM)
Área de Ciências Biológicas – categoria Pesquisador Extensionista
1º lugar: Dalva Cassie Rocha (UEPG)
Área de Ciências Biológicas – categoria Professor Pesquisador
1º lugar: Luis Francisco Angeli Alves (Unioeste)
Categoria Inventor Independente
1º lugar: Camilo Freddy Mendoza Morejon (Unioeste)
Categoria Jornalismo Científico
1º lugar: Danilo Matheus Kossoski (Jornal da Manhã - Ponta Grossa – Reportagem: “Mais do que simples suco de maçã”).