Termina hoje o I Workshop Paranaense de Arte-Ciência. O evento, realizado na UEM, faz parte das comemorações dos 400 anos do aperfeiçoamento do telescópio, por Galileo Galilei, que ajudou a comprovar que a Terra realmente gira em torno do Sol. No período da tarde, foraTermina hoje o I Workshop Paranaense de Arte-Ciência.
Segundo a coordenadora do Grupo Terra de Artes Visuais da UEM, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC) e à Diretoria de Cultura (DCU), Angela Mecking da Silveira, a arte e a ciência caminham juntas. Prova disso, foi a oficina coordenada por Angela, “Cerâmica: um mergulho no imaginário”, que contou com a queima de Raku, uma técnica milenar de queima de cerâmica, que aborda conhecimentos técnicos quanto à massa cerâmica e à cobertura de vidrados.
A oficina contou com a participação de alunos de Artes Visuais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), que aprenderam as técnicas e desenvolveram de forma prática, elaborando obras de cerâmica e fazendo a queima das peças, através da técnica de Raku.
Também foram realizadas na tarde de hoje as oficinas “A montagem e o uso de instrumentos astronômicos antigos no ensino de astronomia”, “Ótica Lúdica”, “Descobrindo a Física, Astronomia e a Astrologia com a construção de Mandala” e “Ciência, arte e animação”. Além das oficinas, o Workshop ainda contou com palestras e mesas-redondas, refazendo a conexão ciência-arte com a qual o grande cientista Galileo Galilei propagou suas idéias. O Workshop se encerra hoje a noite, no Anfiteatro do Nupélia (G-90), às 19h30, com a palestra “Arte, Ciência e Tecnologia”, proferida pela professora Maria Cristina Villanova Biazus, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).