O ensino da Filosofia retornará ao ensino médio. No Paraná, ele será implantado de forma gradativa a partir dos próximos anos e fará parte da grade curricular dos três anos do ensino médio. Por essa e outras razões, o debate que está sendo realizado na UEM na área é tão importante, segundo a pró-reitora de Ensino, Ednéia Rossi, durante a solenidade de abertura do I Simpósio Maringaense Sobre o Ensino de Filosofia. O evento, que começou nesta segunda-feira (31), termina amanhã (2).

A palestra de abertura, intitulada Filosofia e o Exercício do Pensamento Conceitual na Educação Básica, foi proferida pelo professor Silvio Gallo, da Universidade de Campinas. Gallo, que é estudioso da pedagogia libertária e do anarquismo, mostrou a relação entre o ensino da filosofia e a filosofia como criação de conceitos e como isso se reflete no comportamento do professor em sala de aula.

Promovido pelo Departamento de Filosofia da UEM, o evento registrou cem inscritos. Hoje e amanhã, estão programadas mesas-redondas com professores da rede para abordar questões das salas de aula e promover reflexões teóricas sobre o ensino da filosofia. Outras informações na secretaria do DFL, bloco H-35, sala 1, das 9 às 11 horas e das 13h30 às 16h30, telefone 3261-8925.