Pesquisadores de diversas instituições conceituadas no Estado, entre elas a UEM, o Museu Paranaense e a Pontifícia Universidade Católica (PUC)/PR, estarão reunidos, em julho, na cidade de Santo Inácio, durante o I Congresso sobre Reduções Jesuíticas e Encontros Culturais na América do Sul.

Eles irão divulgar para a comunidade o conhecimento acadêmico produzido sobre Inácio de Loyola, a Companhia de Jesus e as reduções jesuíticas, com o objetivo de contribuir para a preservação e valorização do patrimônio arqueológico e histórico destas reduções no Paraná.

As inscrições para o evento poderão ser feitas a partir desta quarta-feira (1º) e se estenderão até o dia 9 de julho, no Museu Histórico de Santo Inácio.

A abertura oficial ocorre no dia 8 de julho, às 19 horas, na Escola Municipal Omar de Oliveira, quando os professores da UEM, Lúcio Tadeu Mota e José Henrique Rollo Gonçalves, farão palestra sobre o tema Da pré-história a história: a ocupação humana de Santo Inácio.

O evento também contará com exposição sobre encontros culturais, visita monitorada ao sítio arqueológico da Redução Jesuítica de Santo Inácio, palestra sobre Os Jesuítas no Brasil, palestra de inauguração do Museu Histórico de Santo Inácio (MHSI), exposição sobre a história da ocupação humana em Santo Inácio, conferência a respeito do tema A Missão de Santo Inácio na obra de Antonio Ruiz de Montoya, conferência sobre Inácio de Loyola e a Companhia de Jesus e conferência a respeito das Atividades dos Jesuítas na Antiga Província do Paraguay.

Novo museu

Totalmente estruturado, o museu, que será inaugurado no dia 16 de julho, às 17h30, em Santo Inácio, abrigará um valioso patrimônio arqueológico e histórico, composto por uma importante coleção com cerca de 1.200 peças, entre peças líticas e cerâmicas recollhidas no sitio arqueológico da Redução Jesuítica de Santo Inácio.

A estruturação do MHSI, às vésperas das comemorações sobre os 400 anos das reduções jesuíticas, representa uma conquista da Prefeitura de Santo Inácio e da UEM na busca de condições adequadas para que a comunidade possa ter acesso à memória da ocupação humana da região, ocorrida há mais de 6 mil anos.

Outras informações a respeito do I Congresso sobre Reduções Jesuíticas e Encontros Culturais na América do Sul podem ser obtidas pelo telefone (44) 3261-4670, na Tulha, câmpus da UEM; e (44) 3352-1222, na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, de Santo Inácio, das 8 às 11 horas e das 13 às 16 horas.