“A UEM está na reta final para criação do doutorado em Enfermagem”. A frase é da professora Lorita Marlena Freitag Pagliuca, da Universidade Federal do Ceará e coordenadora do Comitê de Enfermagem do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Convidada a ministrar a aula inaugural do Programa, hoje (4), a partir das 14 horas, no anfiteatro Ney Marques, Lorita Pagliuca reuniu-se pela manhã com o corpo docente, quando se discutiu os critérios técnicos de avaliação adotados pelo Conselho; os produtos das agências de fomento e a própria inserção da Enfermagem dentro do CNPq.

Segundo a coordenadora a produção científica nessa área praticamente dobrou nos últimos três anos, ao mesmo tempo em que verificou a estruturação de periódicos de boa qualificação. Na visão da professora contribuiu para esse aumento o amadurecimento da pesquisa. “Porém, ainda há um espaço enorme a ser ocupado” diz ela, referindo-se à necessidade de criação de novos programas de pós-graduação. “Hoje no Brasil, existem 36 programas, que predominantemente estão concentrados na Região Sudeste. No Paraná são dois, o da UEM e o da Universidade Federal. Nenhum deles tem doutorado ainda, mas a UEM já está caminhando para a consolidação do seu doutorado”, frisou a coordenadora. A professora Thaís Aidar de Freitas Mathias, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UEM, ressalta que o encontro com a professora Lorita Pagliuca, foi decisivo para essa consolidação e embora não fale em prazos, ela diz que a proposta é finalizar o projeto do curso o quanto antes para aprovação. A coordenadora do Comitê de Enfermagem no CNPq lembra que essa é uma área relativamente jovem dentro da área grande da saúde, em que estão a Medicina e Farmácia,”muito mais antigas e estruturadas e que além do mais têm especificidades que não correspondem às nossas necessidades”. A boa notícia que esse é um paradigma que está mudando. Durante sua fala na aula inaugural Lorita Pagliuca, discorrerá sobre a inserção da Enfermagem no contexto da graduação, pós-graduação, pesquisa e no mercado de trabalho. Abordará os grupos de pesquisa, a liderança nos grupos de pesquisa, as perspectivas da Enfermagem no Brasil e as novas diretrizes da Capes e do CNPq para a pós-graduação. O PSE, em nível de mestrado, tem como área de concentração a Enfermagem e o Processo de Cuidado. As linhas de pesquisa são O Cuidado à Saúde nos Diferentes Ciclos da Vida e Gestão do Cuidado à Saúde. O curso, de dois anos de duração, conta com 38 alunos. A aula inaugural é voltada para os mestrandos, aos alunos da graduação e de iniciação científica. Outras informações no PSE, fone 3261-4494 ou site www.pse.uem.br.