A Universidade Estadual de Maringá divulgou, nesta sexta-feira (19), às 10 horas, a lista com os nomes dos 1.582 aprovados em primeira chamada no Vestibular de Verão. Antes de abrir os portões ao público do ginásio de esportes Valdir Pinheiro, em Maringá, onde foram afixados os nomes dos aprovados no concurso, a Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU), por meio de seu presidente, Doherty Andrade, entregou uma cópia da lista dos aprovados para o reitor Décio Sperandio.

Na abertura dos portões deu-se início ao clima de festa para os aprovados e familiares e também de tristeza entre os que não estavam na lista.

Os aprovados deverão efetuar a matrícula no período de 20 a 28 deste mês pelo site www.daa.uem.br. O envio da documentação para a Universidade pode ser feito até o dia 29, último prazo para a postagem.

O maior pontuador foi Leonardo Campos Teixeira, com 557 pontos de um máximo possível de 720. Natural de Araruna, Paraná, ele tem 18 anos, cursou o ensino médio em Maringá e um ano de cursinho em Curitiba. Esse foi o quarto Vestibular que ele prestou na UEM, todos para o curso de Medicina. No Vestibular de Inverno ele chegou perto, ficando na 25ª colocação.

Embora esperasse ser aprovado nesse concurso, pelo seu desempenho nas provas, quando soube da colocação Leonardo Teixeira disse que quase “explodiu”. E confessou que o primeiro lugar numa universidade pública do gabarito da UEM é uma injeção de confiança. Ele ainda vai prestar dois vestibulares, um pela Universidade de São Paulo e outro pela Federal de São Paulo.

O segundo maior pontuador foi Guilherme Gdla, 18 anos, aprovado no curso de Medicina com 541,7 pontos. Ele é de Ponta Grossa e também está prestando outros concursos, inclusive na USP. Mas revelou que provavelmente vai optar pela UEM, onde tem uma irmã concluindo o segundo ano de Medicina.

Esse foi o quarto vestibular que ele prestou na UEM e tinha muito medo de não ter passado, pois, segundo disse, “a redação às vezes costuma derrubá-lo”. Por isso, quando soube do resultado e da sua colocação combinou lágrimas e risos durante alguns minutos. “Perdi o fôlego e a fala. Demorou alguns minutos para eu voltar ao ar.

No dia 29 deste mês, a UEM divulga a listagem de segunda chamada dos aprovados, que terão de fazer a solicitação de vagas nos dias 5 e 6 de janeiro. Tudo pelo site www.daa.uem.br.

Importante lembrar que todos os aprovados, tanto neste Vestibular de Verão quanto no Vestibular de Inverno, realizado em julho deste ano, terão de fazer a confirmação de matrícula entre os dias 2 e 10 de fevereiro de 2009. O ano letivo começa em 2 de março.

No Manual do Candidato, disponível no site www.vestibular.uem.br, estão todas as informações complementares. Detalhes sobre a matrícula também podem ser obtidos na Diretoria de Assuntos Acadêmicos, pelos fones 44 3261-4574 e 3261-4241.

As inscrições para o próximo Vestibular da UEM estarão abertas no período de 1º a 21 de abril do próximo ano e deverão ser feitas pelo site www.vestibular.uem.br.