Teve início ontem (11) e vai até amanhã (13) a quarta edição do Ciclo de Estudos em Arquitetura e Urbanismo, promovido pela Universidade Estadual de Maringá. O evento tem como objetivo central debater o espaço urbano, além de promover o intercâmbio entre estudiosos da área.

Ontem, o ciclo de estudos teve a participação do arquiteto Luiz Hayakawa, que atua no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba. Ele abriu o evento e falou sobre a experiência já consolidada do Plano Diretor de Curitiba.


Hoje, às 19 horas, Flávio Villaça, outro renomado arquiteto e teórico conceituado na área, irá discutir as políticas públicas e as questões de exclusão social dentro do espaço urbano. Villaça é também geógrafo e professor da Universidade de São Paulo.

Amanhã, também às 19 horas, a professora da Universidade Federal do Paraná, Olga Lúcia de Freitas Firkowski, fala sobre o impacto dos grandes edifícios comerciais dentro do espaço urbano, implicando em novos vetores de crescimento. A discussão torna-se bastante atual, considerando que um novo shopping center está se instalando em Maringá.

A programação do evento também inclui uma mesa-redonda, na qual representantes do Instituto da Árvore de Maringá irão debater a arborização urbana da cidade.

O Ciclo tem a promoção do Centro Acadêmico e do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UEM. Todas as atividades estão ocorrendo no auditório do Bloco C-67.