Na próxima quinta-feira (9), o Museu da Bacia do Paraná, na UEM, recebe crianças da 5ª série do ensino fundamental do Colégio de Aplicação Pedagógica da UEM. Elas darão prosseguimento ao projeto Veja com as Mãos.

A iniciativa propõe desenvolver um processo de inclusão no conhecimento da história de Maringá, por meio do acervo do Museu. A ação acontecerá através de diferentes linguagens que facilitam a sensação táctil, como mapas, maquetes e o braile.

Na primeira fase, as crianças descreveram 120 peças do acervo sob a orientação da professora de Língua Portuguesa Dinara Fátima Girardi Farhat e da coordenadora pedagógica do CAP, Ana Paula Werri. Os textos escritos foram encaminhados ao Programa interdisciplinar de Pesquisa e Apoio à Excepcionalidade (Propae), para serem repassados para o braile. Na quinta-feira, a garotada vem ao museu para ver o resultado da produção da turma.

Na semana que vem, os textos em braile vão compor a exposição Uma Experiência Infantil Visando a Inclusão, que será realizada na segunda-feira (13), a partir das 8h30. Deficientes visuais farão uma nova descrição das peças expostas e dos outros objetos do acervo. O projeto Veja com as Mãos vai ser encerrado, com uma grande exposição, reunindo as impressões de todos os participantes.

O Museu da Bacia do Paraná fica no prédio ao lado da reitoria da UEM. O telefone (44) 3261-4294 – horário 8h às 11h e 14h as 17horas.