A partir de amanhã (23), a Semana de História da Universidade Estadual de Maringá enfocará os 200 anos da Nação Brasileira. Durante os quatro dias de evento, serão desenvolvidos atividades e debates acerca da produção historiográfica brasileira e universal, tomando como referência as linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em História da UEM e os seus temas correlatos: política, movimentos sociais, história das idéias, instituições, fronteiras, movimentos populacionais, cultura e a preservação do patrimônio histórico e cultural.

Pesquisadores de diferentes Universidades brasileiras e européias são os convidados do evento, que segue até sexta-feira (26) e será realizada junto com o Fórum de Pesquisa e Pós-Graduação em História da UEM. A cerimônia de abertura será amanhã, às 19h30, no anfiteatro do Nupélia, no câmpus sede da UEM. A primeira palestra será sobre O Governo dos EUA e a Ditadura Militar: da operação Brother Sam aos anos de chumbo. O tema será explorado pelo professor Carlos Fico, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Para consultar a programação completa dos eventos, acesse www.dhi.uem.br/semanadehistoria. Outras informações pelo telefone 3261-4328.