A Universidade Estadual de Maringá celebra o mês do folclore e os 20 anos do Grupo Fogança com a primeira Mostra de Danças Folclóricas e Etnias. Diversos grupos, originários de várias cidades do Paraná e São Paulo, foram convidados para a Mostra, que será realizada de 25 a 30, no câmpus universitário.

Dentro da programação da Mostra também haverá um Desfile Cultural, no dia 30, às 9h30, com participação de todos os dançarinos. Eles sairão da Avenida São Paulo, em frente ao Parque do Ingá, passando pela Brasil até a Praça Raposo Tavares, onde cada grupo mostrará seu trabalho.

Durante os seis dias do evento, os grupos se alternam no palco do Oficina de Teatro, sempre às 20 horas. Também será montado um palco alternativo, em frente ao Restaurante Universitário, com apresentações às 18 horas entre os dias 26 e 29. Os organizadores do evento ainda programaram oficinas, que serão realizadas à tarde no Bloco-A34.

Um dos destaques da Mostra será o Grupo Universitário de Danças Parafolclóricas Fogança, que comemora duas décadas de um trabalho de pesquisa e reprodução de manifestações folclóricas e populares das danças e folguetos. Nesses 20 anos, o Fogança se apresentou em inúmeros encontros culturais e científicos, eventos educacionais e festivais de danças no Brasil e no exterior, em países como a França, Espanha e Portugal. O Grupo, que hoje conta com 31 integrantes, já gravou dois CDs: Sul, Centro, Norte Fogança dança Brasil e Cirandando pelo Brasil.

Lembrando que o Fogança se formou em 1988, a partir da realização de um curso sobre danças populares, a professora Sueli Alves de Souza Lara, enfatiza que o grande objetivo do Grupo é a busca das nossas raízes e o respeito pelas legítimas manifestações da cultura brasileira. “Nessa busca, o Fogança resgata e reproduz o espírito que rege a rítmica e a linguagem corporal da cultura brasileira através dos tempos”, traduz a coordenadora.