Incentivar a prática esportiva e através dela deixar de fumar. Foi com essa finalidade que a UEM idealizou a Maratona de Revezamento contra o Tabagismo, que também leva o sugestivo nome Pare de Fumar Correndo. A organização da prova vai homenagear o ex-atleta Antonio Fermenton. Ele foi um grande incentivador da competição e participou de todas as edições da Maratona, desde 2004. A professora da UEM e artista plástica Tânia Machado confeccionará uma tela sobre Fermenton. No quadro, a comunidade poderá deixar mensagens para o ex-atleta, falecido neste mês.

A competição, que este ano entra na quinta edição, já se tornou um evento consolidado dentro do calendário esportivo de Maringá e tem apoio da Prefeitura local e de diversas entidades. Marcada para este domingo (24), a prova terá largada às 9 horas em frente ao paço municipal. Ela será disputada por equipes com 8 atletas, com idade mínima de 15 anos, que irão percorrer a distância da maratona na forma de revezamento. O percurso total é de 42,1 mil metros e cada atleta irá percorrer um trajeto variável entre 5 e 6 quilômetros aproximadamente.

Os interessados em se inscrever têm prazo até amanhã (21). As inscrições podem ser feitas na secretaria do Museu Dinâmico Interdisciplinar ou no site www.maratonademaringá.com.br. Para se inscrever, cada equipe deverá doar, no mínimo, 30 kg de alimentos não perecíveis, a serem entregues na Secretaria Municipal dos Esportes e Lazer no dia 23. Outras informações pelo fone 3261- 4940.