Três professores estrangeiros da área de matemática estão, na UEM, para uma visita científica ao Departamento de Matemática (DMA). A idéia é fortalecer os laços de cooperação internacional entre o DMA e as instituições de ensino superior nas quais os professores lecionam.

A visita terá a duração de uma a duas semanas e enquanto permanecerem na UEM os professores estrangeiros participarão de diversas atividades, como palestras, videoconferências e contato com professores e alunos do curso de matemática. Hoje, os estrangeiros foram recebidos pelo reitor Décio Sperandio e pelo vice-reitor Mário Azevedo. São eles: Aissa Guesmia, da Universidade Paul Verlaine – Metz, na França; Salim Messaoudi, da Universidade King Fahd de Petróleo e Minerais, na Arábia Saudita; e Luis Aguirre Castillo, da Universidade Autônoma Metropolitana de Iztapalapa, no México. Eles estavam acompanhados dos professores Marcelo Moreira Cavalcanti e Juan Amadeo Soriano Palomino, do DMA/UEM; e de Jaime Munõz Rivera, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Laboratório Nacional de Computação Científica. Segundo Cavalcanti, as visitas darão suporte para a criação de intercâmbios que permitirão a troca de professores e alunos das universidades envolvidas. Conforme o professor da UEM, o DMA possui intercâmbio com várias instituições de ensino superior de outros países, entre elas a Universidade da Virginia (Estados Unidos), Bensançon (França), Estrasburgo (França) e Marseille (França).