A diretora de Enfermagem do Hospital Universitário, Magda Lúcia Félix de Oliveira, e a diretora do Hemocentro Regional, Silvia Tintori, ambas professoras da Universidade Estadual de Maringá (UEM), foram eleitas, titular e suplente, respectivamente, representantes dos prestadores de serviços públicos do Sistema Único de Saúde (SUS), para o Conselho Estadual de Saúde, gestão 2008-2009.

Desde a instalação do Conselho, em 1992, esta será a primeira vez que a UEM estará representada no Conselho. Representação esta que ocorrerá por meio do Hospital Universitário, ao qual Magda e Silvia estão lotadas.

A eleição ocorreu no último dia 26 de julho, em Curitiba, durante a plenária extraordinária eleitoral da 8ª Conferência Estadual de Saúde, que elegeu os novos conselheiros, titulares e suplentes, e homenageou as entidades que passaram a compor o CES/PR.

Além de Silvia e Magda, estiveram no evento, representando a UEM, através do HU, os servidores Valmir Durante, Nevton de Souza e Luzinete Alves Avelar do Carmo.

O Conselho é integrado por representantes do segmento dos usuários, dos trabalhadores, dos prestadores de serviços e dos gestores. Ele atua na formulação de estratégias visando o controle da política de saúde, em cada esfera de governo, inclusive sob o aspecto enonômico/financeiro.