Projetos Institucionais de Implantação de Infra-Estrutura de Pesquisa da UEM foram aprovados pela Finep, dentro da Chamada MCT/Finep/CT-Infra – 01/2007, no valor de R$ 2.502.311,00. A Universidade Federal do Paraná foi a que teve mais recursos aprovados no Estado: R$ 4.034.347,00. Entre as universidades estaduais, a UEM foi a que teve mais propostas aprovadas, seguida da Unioeste, com R$ 1.384.778,00. As demais instituições receberão os seguintes valores: UEL – R$ 1.364.000,00; UTFPR - R$ 758.092,00; e UEPG – R$ 540.500,00.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEM, Nilson Evelázio de Souza, os recursos permitirão a aquisição de mais equipamentos e melhorias para o Complexo de Centrais de Apoio à Pesquisa da UEM (Comcap). A previsão é que os recursos comecem a ser liberados depois que o restante dos valores do ano passado seja repassado.

Os subprojetos da UEM aprovados foram os seguintes: Consolidação e Modernização da Central de Documentação; Infra-Estrutura de Rede de Apoio à Pesquisa e de Computação de Alto Desempenho e Disponibilidade; Fortalecimento e Ampliação da Capacidade Analítica Instalada e da Central de Análises Avançadas de Materiais – Fase II; Ampliação da Central de Biologia Molecular, Estrutural e Funcional – Fase II; Consolidação da Central de Agropecuária e de Agronegócio; Modernização, Fortalecimento e Ampliação da Central de Microscopia e Tecnologia de Imagens; Inovação e Desenvolvimento Analítico e Tecnológico de Medicamentos Fitoterápicos e Materiais Micro e Nanoestruturadaos; e Implantação da Central de Estudos sobre Mudanças Globais.