Doze alunos da Universidade da Flórida (UF) chegam à Maringá, na próxima terça-feira (13), para participar do curso sobre Planejamento Urbano e Design nas Cidades Brasileiras. O grupo vem acompanhado da professora brasileira radicada na Flórida, Joseli Macedo, uma das pesquisadoras da equipe de ministrantes do curso, uma realização do mestrado em Engenharia Urbana da UEM, em parceria com a UF.

As atividades do curso vão ser realizadas no anfiteatro do segundo andar do bloco C-67.  Começam na terça-feira (13), às 8h30, com a recepção dos convidados e a abertura oficial do evento. Às 10h15, a professora Joseli Macedo vai apresentar o curso e as atividades desenvolvidas na Universidade da Flórida e, em seguida, fala sobre a Surburbanização nos Estados Unidos: uma opção não sustentável. À tarde, é a vez do professor da UEM Renato Leão falar sobre Maringá: o layout da cidade, o contexto regional e as idéias de planejamento contemporâneas. Fechando as atividades do dia, a professora Gsilaine Beloto apresenta a Legislação Urbana de Maringá.

Quarta-feira (14), a programação será aberta, mais uma vez, pela professora Joseli, que fala sobre a Adaptação da Metodologia de Avaliação dos Requisitos Necessários à Habitação Popular usada na Flórida para Países em Desenvolvimento: o caso do Brasil. Em seguida, o professor de Londrina César Mendes discute O Crescimento Vertical em Maringá e Londrina; e a professora da UEM Ana Lúcia Rodrigues apresenta pesquisas sobre Urbanização e Segregação na Maringá Metropolitana. À tarde, Renato Leão, Karin Meneguetti, Gislaine Beloto e César Mendes debatem sobre O Plano Piloto Original de Maringá e o Novo Centro; e Ana Lúcia Rodrigues discute a questão do bairro Santa Felicidade e Vizinhanças na Perspectiva das Ações do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).

Quinta-feira (15), às 8h30, a professora da UEM Karin Meneguetti ministra a palestra De Cidade Jardim à Cidade Sustentável: estrutura urbana ecológica de Maringá. Depois do coffebreak, se apresentam: a professora Amália Godoy, com o tema Teorias de Desenvolvimento Econômico; Joseli Macedo, falando sobre Parques Urbanos, Saúde Pública e Cidades Sustentáveis; e Marcela Paula Meneguetti apresenta os Programas de Habitação Popular, Público e Privado, de Paiçandu e Iguatemi.

Sexta-feira (16), de manhã, Marcela de Paula Meneguetti ministra a palestra Logística e o Crescimento Urbano em Maringá; o chefe do Departamento de Engenharia Civil, Paulo Soares, fala sobre Análises de Decisões Multicriteriais Aplicadas ao Planejamento Urbano; e Joseli Macedo apresenta O Desafio das Cidades Sustentáveis. À tarde, será realizado um Fórum com as discussões pontuais do evento.

Os participantes do curso ainda terão o sábado para conhecer detalhes da cidade de Maringá. A programação deste último dia será organizada durante a semana do evento. Os interessados em participar devem ligar para o telefone (44) 3261-4052 para obter informações sobre a inscrição. As palestras em inglês terão tradução simultânea.

Foto: www.deq.uem.br