O Núcleo Maringá da Unitrabalho, localizado na UEM, vai promover, no dia 8 de maio, o Seminário Economia Solidária, Soberania Alimentar e Agroenergia. Entre os convidados estarão representantes do Movimento Sem-Terra, entre eles João Pedro Stédile. Estará presente também o secretário nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego, Paul Singer. 

A proposta do evento é propor modelos de produção de alimentos que deixem de lado a monocultura e revitalizem as pequenas propriedades, sustentados por sistemas energéticos ecológicos, como a energia solar. “Buscamos o fortalecimento de uma nova economia, com a valorização do trabalho, do meio ambiente e da organização autogestionária”, resume uma das organizadoras do evento, a professora da UEM e membro da Unitrabalho, Celene Tonella.

Entre os temas a serem discutidos estão Agroenergia e o Agronegócio: o modelo de desenvolvimento e a soberania alimentar (João Pedro Stédile); As Políticas Governamentais de Incentivo às Agroenergias com Soberania Alimetar; A Importância da Economia Solidária para a Organização Coletiva de Pequenos Produtores Rurais da Agricultura Familiar (Paul Singer); O Modelo Agrosilvipastoril e a Viabilidade da Produção Energética  na Agricultura Familiar; e Ações e Programas de Apoio às Energias Renováveis.

O evento será realizado das 8 às 18 horas, no Teatro Marista, com entrada franca. Além da Unitrabalho e da UEM, o Sindicato dos Engenheiros do Paraná fazem parte do grupo que realiza o seminário. Outras informações devem ser solicitadas pelo e-mail seminarioagroenergia@yahoo.com.br.

Foto: bp3.blogger.com/.../ s400/Plantacao+de+cana.jpg