O 1º Curso Preparatório da Liga do Trauma da UEM enfocará os acidentes e as violências, destacando os aspectos epidemiológicos e assistenciais, de 24 a 26 deste mês, no Anfiteatro da Santa Casa de Maringá. O objetivo é mobilizar a sociedade civil na prevenção do trauma decorrente da violência urbana.

A Liga, formada por professores do Centro de Ciências da Saúde da UEM, pretende orientar estudantes de graduação e profissionais de saúde no tratamento pré e intra-hospitalar às vítimas do trauma nas suas diversas formas, fortalecendo o elo entre a UEM e a comunidade. Durante o curso, serão discutidos os diversos tipos de trauma, a repercussão dos acidentes e da violência nos tempos atuais, a estrutura e a organização dos serviços de atendimento pré-hospitalar e a efetividade dos programas de prevenção.

Segundo a Liga do Trauma, Maringá apresenta um quadro muito semelhante aos grandes centros em relação às causas externas de morbidade e mortalidade. A violência ocupa lugar de destaque entre as causas de óbitos, sendo que os acidentes de trânsito são responsáveis pela metade deles.

As inscrições podem ser feitas no primeiro dia do curso, das 18h30 às 19 horas, a uma taxa de R$ 10,00 (estudantes) e R$ 20,00 (profissionais). A solenidade de abertura está marcada para as 19 horas.