Integrar para somar. Com esse objetivo a administração central da Universidade Estadual de Maringá recebeu os mais novos docentes da instituição com um café da manhã. No total foram 48 professores nomeados desde o início da atual gestão, em outubro de 2006, até agora.
O evento marcou o início do Projeto de Integração, uma proposta da Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários, implantada para facilitar a entrada de novos servidores na UEM, sejam eles docentes ou técnico-administrativos. “É uma iniciativa pioneira e que tende a encurtar caminhos, pois, conhecendo melhor a Instituição fica mais fácil atuar dentro dela”, resume o reitor Décio Sperandio.
Ele explica que o evento foi organizado para apresentar o perfil institucional da UEM, com toda sua complexidade, potencialidade e dificuldade. E também para que pró-reitores e assessores, que integram a administração, tracem as linhas principais do setor pelo qual respondem. A proposta desse modelo é que a informação sobre a universidade chegue logo aos novos componentes do quadro funcional da UEM e, com isso otimizar o uso das estruturas, beneficiando toda a comunidade através de futuros projetos, por exemplo. Além de resolver o problema do isolamento. “A rotina do professor é muito corrida e nem sempre se encontra tempo para fazer esse saudável intercâmbio entre pessoas”, salienta Neusa Altoé, pró-reitora de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários.
Ela explica que o projeto ainda prevê outras ações, como a elaboração de um manual, a ser entregue a cada novo servidor, com informações detalhadas dos diferentes setores e serviços que a Universidade oferece. Esse manual, segundo ela, está em fase de preparação. Altoé também relata que o projeto abrange não só docentes, mas também servidores técnico-administrativos.