Origamis e kirigamis fazem parte de um minicurso O Departamento de Enfermagem da UEM oferece o Workshop Brincadeiras em Ambiente Hospitalar nos dias 11 e 12 deste mês. No dia 11, a partir das 19h30, no anfiteatro do Nupélia, a professora Cleide Vitor Mussini Batista, da UEL, profere a palestra Brincar no Hospital: tecendo considerações. No dia 12, a partir das 8 horas e das 13 horas, no Bloco G-34, serão oferecidos vários minicursos. Os participantes poderão escolher duas entre dez opções.

Os minicursos no período da manhã são: Utilização do Brinquedo Terapêutico no Hospital (uso de um instrumento de intervenção na assistência de enfermagem à criança hospitalizada), A Arte de Contar Histórias (o faz de conta e a criança no período de hospitalização), Canções Infantis (as canções infantis nos contextos do universo lúdico infantil), Seja Feliz: venha brincar (desenvolver a criatividade no uso de sucatas para confecção de objetos lúdicos e recreativos) e Seja um Artista: terapia com balões (a arte de transformar os balões em diversas formas inusitadas).

À tarde, serão ministrados os cursos: Origamis e Kirigamis na Trama da Fantasia (a arte de confeccionar dobraduras e contar histórias), Mágica contra a Dor (truques com moedas e bananas para a terapia lúdica), Oficina de Contação de História e Animação de Objetos (preparação de contação de história com objetos simples do nosso dia a dia), Meloteca – musicalização no contexto hospitalar (vivenciar atividades para a utilização da música nos ambientes hospitalares), e Introdução a Recreação Hospitalar (técnicas e atividades de animação sociocultural e recreação hospitalar).

As vagas são limitadas. As inscrições devem ser feitas até o dia 10, pelo site http://www.pad.uem.br/index.php?validacao=dcf_gruem&menus=1;1;0;0;0;0;0;0;0;0;0;0;0;0;0;0;0, digitando o código de recolhimento. A taxa é de R$ 10,00 para cada curso. Após o pagamento, o inscrito deve apresentar o comprovante no Setor de Educação Continuada do Hospital Universitário para confirmar vaga no curso. Os participantes devem levar os materiais solicitados por cada minicurso.

O evento conta com apoio do HU, do Departamento de Teoria e Prática da Educação da UEM e da Associação Brasileira de Enfermagem/ Maringá. Outras informações no Departamento de Enfermagem, fone 3261-4318.