De hoje até sábado, pesquisadores, estudantes e profissionais interessados na Análise do Comportamento debatem o tema no primeiro encontro maringaense na área. Durante os três dias, diversos conferencistas, de diferentes instituições, passarão pelo Anfiteatro Ney Marques, na UEM.

Para a coordenadora, professora Vânia Lúcia Pestana Sant´Ana, o objetivo central do encontro é divulgar a terapia comportamental e o behaviorismo radical. “Alia-se um outro propósito, que é quebrar barreiras e eliminar preconceitos existentes em torno dessa abordagem terapêutica”, destaca a coordenadora. Segundo ela, há quem diga que a análise comportamental carece de profundidade e rigor científicos e pouco se preocupa com os estados internos. Vânia Sant´Ana critica esse pensamento - segundo ela muito recorrente no Brasil e, em particular, em Maringá - dizendo que ele é fruto da centralidade no comando mental, minimizando a importância do meio.

O 1º Encontro Maringaense de Análise do Comportamento é uma iniciativa dos integrantes do Projeto de Extensão Teorias e Técnicas da Análise do Comportamento, do Departamento de Psicologia da UEM. Um projeto que já existe há 10 anos dentro da Universidade, segundo informou Vânia Sant´Ana. Ela espera que esse evento possa contribuir para a formação de acadêmicos e profissionais e sirva de estímulo à produção de conhecimento nessa área.

Para consultar a programação do evento acesse: http://www.dpi.uem.br/index2.html.