Será lançado na próxima quarta-feira (19), às 20 horas, no auditório da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico (Fadec), no câmpus da UEM, um livro que vai contribuir para o uso adequado dos antimicrobianos (drogas utilizadas no tratamento de doenças infecciosas) injetáveis.O Manual de Preparo e Administração de Antimicrobianos Injetáveis é uma obra da farmacêutica Liete de Fátima Gouveia Marques, que, até outubro do ano passado, trabalhou na Divisão de Farmácia do hospital.

A publicação tem a colaboração das farmacêuticas Gisela Myrian de Lima Leite, Lenir Fátima Camargo, Maria de Almeida Rocha Rissato, da Farmácia Hospitalar do HU; do enfermeiro Hilton Vizi Martinez e da médica Márcia Arias Wingeter, membros da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do hospital; e da farmacêutica Walderez Penteado Gaetti Franco, professora do Departamento de Farmácia e Farmacologia da UEM.

Com informações objetivas e atualizadas, o manual aborda temas relacionados ao modo de reconstituição do produto (tipo e volume de diluente), diluição para as diferentes vias de administração em diferentes faixas etárias (pediatria e adultos), estabilidade em solução, tempo de infusão, cuidados na administração e possíveis efeitos adversos.

Impressa pela gráfica e editora Clichetec, de Maringá, a obra foi elaborada com a finalidade de contribuir para o uso adequado dos antimicrobianos injetáveis, de forma a evitar erros de medicação relacionados às etapas de preparo e administração.

Com a publicação, busca-se a padronização de procedimentos e a viabilização da detecção precoce de possíveis efeitos adversos durante a monitorização da terapia medicamentos, por meio da divulgação de informações atualizadas.

Além da apresentação do manual, pela autoria da obra, haverá a palestra sobre o “Uso racional de antimicrobianos injetáveis: ênfase em preparo e administração”, a ser proferida pela médica Márcia Arias Wingeter.

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv