O orçamento 2008 para a área de ciência e tecnologia, no Paraná, foi aprovado pelo Conselho Paranaense de Ciência e Tecnologia (CCT). Estão previstos investimentos na área do ensino superior, com a oferta de bolsas de estudo para a formação de novos pesquisadores e a contratação de professores visitantes.

O Conselho, do qual o reitor da UEM, Décio Sperandio, faz parte, aprovou, para este ano, orçamento de cerca de R$ 83,6 milhões, a serem aplicados pela Unidade Gestora do Fundo Paraná/UGF (50%), pela Fundação Araucária (30%) e pelo Instituto Tecnológico do Paraná/Tecpar (20%).

A UGF definiu a execução de alguns projetos estratégicos, entre eles o Programa de Ciência e Tecnologia em Saúde; Desenvolvimento do Ensino Superior; Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação; e o Universidade sem Fronteiras.

Para a tecnologia em saúde haverá em torno de R$ 9 milhões destinados aos hospitais universitários e clínicas de saúde; e à consolidação do projeto de transplante de medula óssea e terapia celular, nos hospitais universitários.

O ensino superior terá R$ 17 milhões em projetos de infra-estrutura das seis universidades e das sete faculdades estaduais públicas. Este valor integra os R$ 75 milhões aprovados em 2003, pelo CCT, para serem liberados até 2009.

O projeto de popularização da ciência, tecnologia e inovação terá o aporte de R$ 10 milhões na execução de projetos específicos de encomendas governamentais, fortalecendo os programas de transferência de ciência, tecnologia e inovação, com atenção especial às incubadoras tecnológicas em rede.

Novidade neste ano, a extensão empresarial, um dos sub-programas da popularização da ciência, é um projeto prioritário de governo, destinado a prestar serviços às micro e pequenas empresas, a fomentar a modernização e a inovação tecnológica, e a incentivar o desenvolvimento dos Arranjos Produtivos Locais (APLs).

Além dos recursos da UGF, a ciência e a tecnologia também terá investimentos de R$ 22 milhões da Fundação Araucária, para o apoio à pesquisa básica e aplicada desenvolvida pelas universidades e institutos de pesquisa; oferta de bolsas de iniciação científica, inclusão social, mestrado, doutorado e de pesquisador visitante; e para a organização de eventos e a extensão empresarial.

Na reunião, em Curitiba, Sperandio enfatizou a importância de se continuar a aumentar as verbas para a Fundação Araucária, tendo em vista a crescente demanda das instituições de ensino superior paranaenses.

Os recursos aprovados pelo CCT são do Fundo Paraná e, segundo a secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, neste ano a verba será descontingenciada, ou seja, 100% dos valores serão liberados no primeiro semestre, dando maior agilidade no gerenciamento e liberação dos recursos aos projetos aprovados.

Responsável pela política estadual de desenvolvimento científico e tecnológico, o CCT, presidido pelo governador Roberto Requião, é composto por representantes do governo estadual, entidades empresariais, comunidade científica, trabalhadores e sindicados do Paraná.